De acordo com comunicado, a Rota de Observação de Aves é uma nova estrutura que pretende dar apoio aos visitantes interessados em ver aves. Numa primeira fase da rota existem “dez pontos para descobrir, cobrindo habitats muito distintos que vão das estepes cerealíferas aos vales fluviais escarpados”.
As atividades no sábado à tarde e no domingo são abertas à participação de todos e consistem em passeios de observação de aves guiados em diferentes pontos do território. Os participantes devem deslocar-se entre os pontos em viatura própria. As inscrições podem ser feitas on-line. A iniciativa conta com o apoio dos municípios de Castro Verde e Mértola.
Sobre a rota:
“Muita gente chega ao território com a expectativa de ver aves, mas não sabe onde se dirigir nem que espécies encontrar nas diferentes estações do ano”, diz João Jara, empresário da área do turismo de birdwatching e um dos coautores da Rota. “A Rota vem colmatar uma necessidade que há muito identificámos (com os municípios). Queremos que mais pessoas venham ao território, e permaneçam por mais tempo. A nossa empresa traz visitantes com alguma frequência, mas há muitos turistas que vêm autoguiados e em autonomia, para os quais uma estrutura destas faz todo o sentido. A Rota também pode ser muito útil para os operadores não especializados, nomeadamente os da região”.
A Rota de Observação de Aves é uma iniciativa da Portugal Wildscapes, cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Alentejo - Alentejo 2020.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com