Voltar

Cultura

Castro Verde comemora 885 anos da Batalha de Ourique, data histórica para o concelho

Cultura

Castro Verde comemora 885 anos da Batalha de Ourique, data histórica para o concelho

Foto: CM Castro Verde

Castro Verde celebra nesta quinta-feira, dia 25, os "885 da Batalha de Ourique, momento decisivo que, neste dia, no ano de 1139, neste concelho, determinou a consagração de Afonso Henriques como primeiro rei de Portugal", frisa o comunicado da autarquia castrense.

Nesta quinta-feira, 25 de julho, D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa e Administrador Apostólico da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança, vai celebrar a Missa que se realiza a partir das 10h00, na Basílica Real de Castro Verde, no âmbito do 885º Aniversário da Batalha de Ourique, data histórica para o concelho, de grande orgulho e afirmação da nossa identidade.

Recorde-se que D. Rui Valério foi Pároco em Castro Verde, em 1993 e 1994 e, mais tarde, entre 2001 e 2007, onde esteve verdadeiramente envolvido com a comunidade e nunca perdeu o laço e a proximidade com o concelho. Foi nomeado Patriarca de Lisboa pelo Papa Francisco em setembro de 2023, sucedendo a D. Manuel Clemente, no cargo desde 2013. 

Pelas 11h30 inicia-se a romagem ao Padrão da Batalha de Ourique, no sítio de São Pedro das Cabeças, local onde se realiza Cerimónia Militar Evocativa com o hastear da bandeira nacional, a deposição de flores junto ao monumento evocativo e homenagem aos mortos na Batalha.

As Comemorações do 885º Aniversário da Batalha de Ourique são organizadas pela Câmara Municipal de Castro Verde, em parceria com o Exército Português, e contam com a colaboração da Guarda Nacional Republicana (GNR) e dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde.



PUB
PUB
PUB

Música, Documentário

"Chico Baião - Serpente de Fogo" estreia este fim de semana

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.