Voltar

Atualidade Atualizada às 11:05

“Está dado um passo importante para a recuperação do Fórum Romano”, diz Paulo Arsénio

Atualidade Atualizada às 11:05

“Está dado um passo importante para a recuperação do Fórum Romano”, diz Paulo Arsénio


Foi aprovada a candidatura submetida, em março, pela Câmara Municipal de Beja para obras de restauro, conservação e recuperação do Fórum Romano de Beja. O presidente da autarquia tem a expetativa que, em 2022, este espaço abra portas ao público.

“Está dado mais um passo para a recuperação de um local-chave no Centro Histórico” da cidade de Beja, diz Paulo Arsénio, frisando que “são boas notícias”, apesar de ter sido um processo “com algumas dificuldades”.

O autarca salienta que “a discussão pública” que ocorreu, em fevereiro passado, no Centro UNESCO, contribuiu para o melhoramento substancial daquele que era o projeto inicial” e, agora, “ao fim de dois anos de intenso esforço” chegou-se “a bom porto com uma excelente solução”.

A empreitada tem um custo estimado de 1 milhão e 550 mil euros, tendo sido aprovado o valor do financiamento FEDER de 750 mil euros.

“A solução não é imediata, mas demos um passo muito importante”, destaca Paulo Arsénio, esclarecendo, que “falta ainda conseguir o empréstimo BEI complementar e, depois, o lançamento do concurso da obra, adjudicação e o visto do Tribunal de Contas”.

O autarca prevê que, em 2021, comecem as obras e tem a expetativa que durante o 2º semestre de 2022, a intervenção possa estar concluída, para que, “finalmente”, Beja possa ter “o Fórum Romano como centro nevrálgico do estudo da cultura romana em Portugal”. 


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.