A campanha relembra que, transportar mochilas com mais de 10% do peso da criança/jovem ou com alças pouco ergonómicas, adotar uma má postura na escola ou enquanto se estuda em casa, dois hábitos bastante comuns de crianças e adolescentes, pode dar origem a distúrbios musculosqueléticos.
A obesidade e o sedentarismo também são prejudiciais pra a saúde das costas, e devem ser contrariados desde a infância através do exercício físico, uma vez que é nesta altura que podem surgir os primeiros sinais de alerta para doenças na coluna, frisa o comunicado.
Bruno Santiago, neurocirurgião e coordenador nacional da Campanha “Olhe pelas Suas Costas” afirma que, “com o regresso às aulas e muitas crianças a iniciarem agora o seu percurso académico, é crucial garantir que estas começam já a adotar hábitos saudáveis e benéficos para a saúde das suas costas, evitando problemas futuros”.
Acrescenta ainda que, “é aqui que entra a importância do exercício físico. A grande causa para as dores de costas é o sedentarismo, sendo que a melhor forma de prevenir o aparecimento destas, em qualquer faixa etária, é adotando um estilo de vida ativo.”
Desde prevenir a obesidade, fortalecer ossos e músculos, incentivar a adoção de uma boa postura e até fomentar a disciplina, esta é uma forma divertida mas também pedagógica de garantir que os mais novos têm um estilo de vida mais ativo e saudável.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com