Voltar

Saúde

Começa hoje a campanha para vacinar três milhões em cem dias

Saúde

Começa hoje a campanha para vacinar três milhões em cem dias

A vacinação sazonal contra a covid-19 e a gripe inicia-se hoje em Portugal, uma campanha de cem dias para imunizar cerca de três milhões de pessoas até dezembro e que pretende proteger os grupos mais vulneráveis. No Alentejo para já o único o centro de vacinação está em Évora.

A campanha arranca numa altura em que a cobertura da vacinação primária completa é de 93%, sendo o grupo etário menos vacinado o das crianças entre os 5 e os 11 anos, com apenas 44%.

A vacinação de reforço está nos 66% da população elegível e a segunda dose de reforço já foi administrada a 63% dos idosos com 80 ou mais anos.

 O que justifica a campanha de vacinação do outono-inverno?

A autoridade de saúde considera que Portugal encontra-se numa situação epidemiológica “estável”, embora seja dominada por uma linhagem da variante Ómicron, a BA.5, de elevada transmissibilidade e com potencial para escapar ao sistema imunológico.

Além disso, os meses de outono e inverno são propícios à transmissão dos vírus respiratórios, a que se junta o facto de, com o passar do tempo, se registar uma diminuição da proteção conferida pela vacina contra a covid-19.

Perante isso, os principais objetivos para o outono e inverno passam por proteger a população mais vulnerável, prevenindo a doença grave, a hospitalização e a morte por covid-19 e por gripe.

Quando e onde vai decorrer a vacinação?

A vacinação contra a covid-19 e contra a gripe inicia-se hoje, com o coordenador da logística, coronel Penha-Gonçalves, a prever que termine em 17 de dezembro.

Com uma capacidade semanal de agendamento de cerca de 280 mil pessoas, o dispositivo está distribuído por todo o território continental, através de 397 pontos de vacinação, dois terços dos quais localizados em centros de saúde e um terço em centros específicos de vacinação.

O processo vai arrancar de forma gradual, devido à chegada das vacinas ao país na véspera, hoje apenas em cerca de uma dezena de pontos de vacinação de norte a sul de Portugal continental, mas entrando em “velocidade de cruzeiro” já nos dias seguintes.

Os utentes começaram a ser convocados na passada sexta-feira para comparecerem nos centros de vacinação abertos no primeiro dia da campanha. No total, são 13 distribuídos por todo o país - Braga, Gondomar, Porto, Aveiro, Pombal, Amadora, Cascais, Vila Franca de Xira, Ajuda, Carnaxide, Mafra, Évora e Tavira.

Quais as vacinas que serão utilizadas nessa campanha?

Relativamente à covid-19, serão administradas as novas vacinas já adaptadas à variante Ómicron e que receberam, recentemente, “luz verde” do regulador europeu (EMA) para serem utilizadas no reforço da imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2.

Desenvolvidas pelas farmacêuticas Pfizer e Moderna, estas vacinas podem ser administradas a pessoas a partir dos 12 anos, contêm a estirpe original do vírus e a variante Ómicron e apresentam um perfil de eficácia e segurança adaptado às atuais variantes em circulação.

Podem ser vacinadas as pessoas que receberam a última dose há pelo menos três meses.

Na vacinação primária continuarão a ser utilizadas as vacinas originais e que integram o plano de nacional que se iniciou em 27 de dezembro de 2020.

Em relação à gripe, na campanha de 2022/2023 será utilizada pela primeira vez uma vacina de dose elevada, com uma composição antigénica superior à fórmula padrão, o que lhe confere uma eficácia superior.

Estas vacinas serão usadas para imunizar as pessoas mais vulneráveis, como os residentes em lares de idosos.

 Quem pode ser vacinado contra a covid-19?

Os primeiros a ser chamados à vacinação serão os maiores de 80 anos com comorbilidades, um processo que vai decorrer novamente de forma escalonada, por faixas etárias, avançando à medida que se esgotem os agendamentos na faixa etária mais elevada.

São elegíveis para serem vacinadas as pessoas com 60 ou mais anos de idade, os residentes e profissionais dos lares de idosos e da rede nacional de cuidados continuados, as pessoas a partir dos 12 anos com doenças de risco, as grávidas com 18 ou mais anos e doenças definidas pela Direção-Geral da Saúde e os profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

 Quem pode ser vacinado contra a gripe?

Podem receber gratuitamente a vacina da gripe as pessoas com 65 ou mais anos, os residentes em lares de idosos e utentes da rede nacional cuidados continuados, as crianças com 6 ou mais meses com patologias crónicas, as grávidas sem limite de idade e os profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.