Voltar

Saúde

Campanha de vacinação contra gripe e covid-19 arranca com maiores de 60 anos de idade

Saúde

Campanha de vacinação contra gripe e covid-19 arranca com maiores de 60 anos de idade

Foto: Freepik

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informa que a campanha de vacinação sazonal do outono e inverno começa na sexta-feira, dia 20, nas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e nas farmácias com os maiores de 65 anos de idade.

Em comunicado, a DGS anuncia a publicação das normas relativas à campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a covid-19, que definem os grupos elegíveis, as vacinas a utilizar, os esquemas vacinais e os procedimentos técnicos associados à vacinação.

A entidade revela que, nas unidades de saúde do SNS, a vacinação é recomendada e gratuita para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, profissionais e utentes/residentes de estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI), similares e Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e pessoas com patologias de risco.

A vacinação nas unidades do SNS também é recomenda a grávidas e profissionais dos serviços de saúde (públicos e privados) e de outros serviços prestadores de cuidados de saúde, estudantes em estágio clínico, bombeiros envolvidos no transporte de doentes, prestadores de cuidados a pessoas dependentes e profissionais de distribuição farmacêutica, pessoas em situação de sem-abrigo e estabelecimentos prisionais.

Nas farmácias comunitárias é recomendada a vacinação para utentes entre 60 e 84 anos de idade e profissionais de saúde das farmácias.

Este ano, a vacinação contra a gripe com dose reforçada é alargada às pessoas com 85 ou mais anos de idade, para além das pessoas residentes em ERPI, similares e rede nacional de cuidados continuados integrados (RNCCI).

Na quarta-feira, a secretária de Estado da Saúde já havia anunciado que a campanha de vacinação sazonal do outono-inverno de 2024-2025 iria começar no final de setembro, com a vacina da gripe reforçada para os utentes com mais de 85 anos.

O Governo vai gastar 7,6 milhões de euros com a vacinação contra a covid-19 e a gripe nas farmácias e quer ter mais pessoas vacinadas até ao final de novembro.



PUB
PUB
PUB

Música, Documentário

Chico Baião em documentário pelo Coletivo Barafunda

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.