A campanha irá integrar ações de sensibilização da ASNR e operações de fiscalização pela GNR e PSP, e tem como objetivo alertar os condutores e todos os ocupantes dos veículos para a importância de utilizarem sempre os dispositivos de segurança. Na última campanha sobre este tema, houve uma taxa de infração de 2,87% numa média de 169 infrações por dia.
A ANSR, a GNR e a PSP apelam a todos para que utilizem os dispositivos de segurança corretamente e relembram para que: utilize sempre uma cadeirinha homologada e adaptada ao tamanho e peso da criança, devidamente instalada; utilize sempre o cinto de segurança, em todos os lugares do veículo, e em todos os percursos, mesmo nos de curta distância; use um capacete de modelo aprovado devidamente ajustado e apertado.
As autoridades revelam ainda que, em estudos científicos os dados indicam que, numa colisão de 50km/h, uma pessoa sem cinto é projetada exercendo uma força de duas toneladas, o que pode causar trauma grave nos ocupantes do veículo. Está também comprovado que o uso do capacete devidamente ajustado e apertado reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com