Voltar

Cultura

Núcleo Museológico da Farmácia da Misericórdia de Beja passa a ser visitável

Cultura

Núcleo Museológico da Farmácia da Misericórdia de Beja passa a ser visitável

Beja recebe, até domingo, um encontro de museologia, focado nos projetos museológicos da cidade. Esta iniciativa integra o programa das Jornadas Europeias do Património e centra atenções, hoje, nos projetos museológicos da Misericórdia da cidade, onde decorre o primeiro dia do evento.

O Museu Rainha Dona Leonor/Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) e a Associação Portuguesa de Museologia (APOM) fazem este encontro de três dias, “numa perspetiva de incentivo ao diálogo e de criação de redes colaborativas com museus e outras entidades do universo museológico”.

O programa integra as Jornadas Europeias do Património, que coincidem com estas datas, e conta, também, com a programação prevista, para estes dias, do Município de Beja e da Santa Casa da Misericórdia da cidade.

O primeiro dia é no Hospital de Nossa Senhora da Piedade, sede da Santa Casa da Misericórdia de Beja, onde é feita, igualmente, a sessão de abertura, com os responsáveis de todas as entidades envolvidas na realização.

Depois da abertura, prevista para as 15h00 - e que conta com as intervenções do presidente da Câmara de Beja, da diretora Regional de Cultura do Alentejo, do provedor da Santa Casa da Misericórdia da cidade, do presidente da Direção da Associação Portuguesa de Museologia e da Diretora do Museu Rainha Dona Leonor -, as matérias em debate são dedicadas à temática das misericórdias.

Neste primeiro dia está programada, entre outras discussões, a apresentação do projeto de valorização do Hospital de Nossa Senhora da Piedade, monumento nacional, e de requalificação do Núcleo Museológico da Farmácia para disponibilização à visita pública.

O segundo dia, 24 de setembro, decorre no Museu Rainha Dona Leonor, em Beja. Data para se falar dos objetivos, estratégias, programas e linhas de atividade deste espaço, assim como das intervenções em curso. Serão divulgados, igualmente, projetos de requalificação e renovação no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Sábado é, também, de apresentação do Grupo de Amigos do Museu, dos seus objetivos e programa, assim como para a APOM apresentar as suas atividade e se fazer um balanço, e revelar perspetivas, da Rede de Museus do Baixo Alentejo.

No final da tarde é feita, ainda, a apresentação do livro “Um breve olhar sobre as coleções do Museu”, de Luís Raposo.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.