A Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) promove hoje, sexta-feira, 28 de março, pelas 18h00, a conferência sobre "Governação Multinível", um evento que terá lugar no Centro de Incubação de Base Tecnológica, no Edifício NERBE, em Beja. A iniciativa conta com a participação de especialistas em políticas públicas e governação local, com o objetivo de debater os desafios e oportunidades da articulação entre diferentes níveis de poder.
O evento conta com a intervenção do Professor Catedrático e ex-reitor da Universidade do Algarve, António Covas, orador principal, reconhecido pelo seu trabalho na área da descentralização e políticas públicas e autor com 37 obras publicadas, especialista em assuntos europeus e governação multinível, coesão territorial e transição digital, entre outras áreas de investigação a que se dedica. A moderação estará a cargo de Manuel Ferreira Ramos, Coordenador do Centro de Valorização de Eleitos Locais (CVEL) da ANAM.
A Governação Multinível é um tema que tem vindo a ser debatido pela ANAM, sendo cada vez mais central no desenho e implementação de políticas públicas eficazes, assegurando uma melhor articulação entre os diferentes níveis de governo – europeu, nacional, regional e local. "Num contexto de crescente descentralização, é fundamental reforçar a cooperação e coordenação entre os diferentes níveis de governação, garantindo que as políticas públicas sejam mais eficazes e estejam alinhadas com as reais necessidades das populações", destaca Albino Almeida, presidente da ANAM. "Esta conferência pretende proporcionar um espaço de reflexão e troca de experiências sobre as melhores práticas para fortalecer o poder local e promover um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável".
A entrada é gratuita, sujeita a inscrição prévia. Para mais informações, os interessados podem contactar a organização através dos canais oficiais da ANAM.
Esta iniciativa precede a realização do primeiro Conselho Geral da ANAM deste ano, que contará com a participação de presidentes de Assembleias Municipais de todo o País, incluindo Açores e Madeira. Esta reunião tem como objetivo fundamental a aprovação do Relatório de Atividades e Contas relativo ao exercício de 2024, assim como partilha de experiências entre os autarcas e capacitação dos eleitos para o cenário de eleições que se aproxima.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com