A Câmara Municipal de Beja submeteu uma candidatura ao programa de apoio da RTCP, porém a autarquia não viu a sua proposta aprovada.
O presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, diz que não foi validada porque “provavelmente não cumpria todos os critérios que a Direção Geral das Artes (DGArtes) entendeu serem necessários”. No entanto, refere que a programação do Pax Julia – Teatro Municipal de Beja não fica prejudicada com esta decisão.
O autarca frisa que esta era uma candidatura onde “as entidades locais tinham um forte predomínio e onde se aumentava de forma muito substancial o apoio às companhias profissionais do concelho de Beja”.
Destaca também que, “em quatro anos e meio é a primeira candidatura da Câmara de Beja” que não é aprovada, sublinhando que neste concurso a componente local tinha “a maior fatia das verbas” e que da perspetiva da comunidade local, que podiam beneficiar de um apoio mais forte, é lamentável que não tenha sido validada pela Direção-Geral das Artes.
A RTCP foi criada para combater as assimetrias regionais e para fomentar a “coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal”. No Alentejo vão ser apoiados dois projetos, em Évora e Portalegre.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com