Voltar

Cultura

Beja celebra Mariana Alcoforado com exposição "Ama-me sempre e faz-me sofrer mais ainda", da Arruaça

Cultura

Beja celebra Mariana Alcoforado com exposição "Ama-me sempre e faz-me sofrer mais ainda", da Arruaça

A Arruaça promove a inauguração da exposição alusiva aos 300 anos da morte de Mariana Alcoforado com uma exposição que é inaugurada hoje, 28, na Casa da Cultura da cidade. Em Beja pode assistir, também, a um concerto, esta noite, no Logradouro do Centro Unesco e em Entradas, Castro Verde, celebra-se o santo padroeiro até domingo, 30.

“Ama-me sempre e faz-me sofrer mais ainda” é o nome da exposição, que tem inauguração marcada para as 18h30, e que é organizada pela Associação Arruaça, com o apoio da Câmara de Beja.

“Porque nos comove o amor, no ano em que se completam 300 anos sobre a morte de Mariana Alcoforado, a Arruaça convidou um conjunto de artistas da nossa região para assinalar a data, numa celebração da sua vida, que embora se tenha acomodado na curta geografia de cem passos, foi plena de emoções extremas que perduram, ainda hoje, no imaginário de todos nós. Assinalamos assim a sua morte, na certeza de que continua viva em cada coração desventurado”, explica a organização.

A exposição fica patente ao público na Casa da Cultura de Beja até 15 de setembro, local onde pode apreciar as obras dos artistas convidados a participar nesta iniciativa, nomeadamente Susa Monteiro, Pedro O Novo, Maria João Careto, João Laia, Cristina Matos, Flávio Horta, Suzana Henriqueta, Henrique Horta e Véte.


As “Noites no Logradouro” do Centro Unesco estão de regresso nesta sexta-feira, 28, a Beja para apresentarem o concerto de Las Brujas del Fado, música de fusão, a partir das 21h30.

Trata-se da formação “Amara quartet que é a expressão feminina da tradição do fado e destaca-se pela sua elegância, força e beleza. O propósito da sua música é dar continuidade à tradição numa perspetiva contemporânea. Fundado em Julho de 2020 na cidade do Porto por Joana Almeida, o Amara quartet é o primeiro quarteto feminino de Fado na história de Portugal”, refere a organização.

A vila de Entradas, no concelho de Castro Verde, recebe hoje, 28, e durante o fim de semana, na Avenida Nossa Senhora da Esperança, as tradicionais festas da vila, designadas por Noites em Santiago, em honra do santo padroeiro.

Sexta-feira, 28, é noite de baile com Rúben Filipe, às 21h30, e de DJ Revoada das Novinhas, a partir das 01h00.

Sábado, 29, há Marchas de S. Clemente (Loulé) às 19h00 e às 21h30 baile com 4ª Série. A partir da meia noite o espetáculo é com R.A.Y.A. e depois das 03h00, a música é do Dj Peter Jees.

Domingo, 30, é dia de almoço convívio dos entradenses. Às 17h30 realiza-se a Solene Eucaristia Dominical. Às 18h00, a procissão em Honra de Santiago e Nossa Sra. da Esperança. E às 19h00 começa a tarde popular com "Ceifeiras" de Entradas, "Ganhões" de Castro Verde, Caldeireiros" de S. João dos Caldeireiros e "Luis Simenta"

O baile é às 21h30 com Rui Soares e Lau.



PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.