Voltar

Educação

BE questiona Governo sobre problemas no acesso a manuais escolares gratuitos no 4.º ano

Educação

BE questiona Governo sobre problemas no acesso a manuais escolares gratuitos no 4.º ano

O Bloco de Esquerda questionou o Ministério da Educação sobre “a confusão” nos manuais escolares gratuitos com centenas de queixas por falta de acesso aos do 4.º ano, querendo saber o que fará o Governo para resolver o problema.

A pergunta do BE enviada ao Governo através do parlamento, e a que a agência Lusa teve acesso, surge depois de notícias segundo as quais a informação contraditória sobre a devolução de manuais escolares do 1º ciclo está a gerar confusão.

“Em outubro do ano passado, a equipa que gere os vouchers e as devoluções no Ministério da Educação enviou um e-mail, a garantir que os alunos do 1º ciclo não precisavam de devolver os manuais no final do ano letivo. Professores e pais permitiram o pleno uso dos manuais escolares pelas crianças”, refere a pergunta bloquista, citando a imprensa.

A Confederação Nacional das Associações de Pais referiu que, “aproximando-se o final do ano letivo de 2022/2023, o Ministério da Educação deu indicações às escolas para retomarem a recolha dos livros dos alunos do 3º e 4ª ano e só os do 3º ano tinham de estar em condições que permitissem a reutilização”.

“Há famílias que não estão a conseguir ter acesso aos manuais escolares gratuitos do 4º ano, porque devolveram os livros antigos com marcas de uso e agora não podem recebê-los para o novo ano escolar. A Confederação Nacional das Associações de Pais garante que já lhes chegaram centenas de pedidos de ajuda”, acrescenta, lamentando que a “confusão” se tenha instalado.

O BE perguntou assim ao Governo se tem conhecimento desta situação e como a irá resolver, perguntando se o Ministério da Educação vai “garantir a gratuitidade dos manuais escolares, em condições de igualdade, para todas as crianças abrangidas pela medida, segundo os critérios definidos no início do ano letivo”.

Em informação enviada à Lusa, o Ministério da Educação afirma que já tinha sido “explicitado em reunião com os diretores no final de julho e agora reforçado em e-mail enviado às escolas que, quando o manual não está em condições de ser reutilizado por razões decorrentes de um uso normal do livro, não há lugar a inibição da emissão de 'voucher'”.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Festivais

Terras Sem Sombra em Ferreira do Alentejo

Acabou de tocar...

STING - BRAND NEW DAY
05/04/2025 04:24
BEATRIZ ROSÁRIO - MARIA
05/04/2025 04:20
ALANIS MORISSETTE - EVERYTHING
05/04/2025 04:16
RICKY MARTIN - SAVE THE DANCE
05/04/2025 04:12
MAROON 5 - SECRET
05/04/2025 04:08
VASCO VILHENA - O MAR QUE SOBRA
05/04/2025 04:02
NATIRUTS - SORRI, SOU REI
05/04/2025 03:56
ISAURA - GLÓRIA
05/04/2025 03:54
PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.