Voltar

Cultura

Basílica Real de Castro Verde vai ser classificada como monumento nacional

Cultura

Basílica Real de Castro Verde vai ser classificada como monumento nacional

A Câmara Municipal de Castro Verde avança que a Direção Geral do Património Cultural deu parecer favorável ao projeto de decisão submetido pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, visando a reclassificação do mais icónico monumento religioso do concelho de Castro Verde, a Basílica Real. 

O Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, António José Brito, considera que este é "um momento que engrandece Castro Verde e a sua população, mas também representa um ato de justiça para com o mais importante monumento do concelho, que orgulha todos os castrenses".  

“A rica história do monumento e o seu estreito vínculo à fundação da nacionalidade há muito tempo que mereciam esta importante decisão. Felizmente, desde 2017, foi possível 'juntar visões semelhantes' e construtivas, num processo fundado na vontade comum da Câmara Municipal e da Paróquia de Castro Verde. Mas é justo relevar também o papel do Governo, através da Direção Regional de Cultura do Alentejo, e da Somincor, enquanto mecenas e empresa com notória responsabilidade social”, salientou o autarca. 

O projeto de decisão encontra-se, neste momento, em processo de Consulta Pública durante 30 dias úteis, no site da Direção Geral do Património Cultural. 


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.