A cerimónia de reabertura da Basílica Real será presidida pela secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, António José Brito.
Recorde-se que, desde 2017, em colaboração com a autarquia de Castro Verde, a Fábrica da Igreja Paroquial de Castro Verde tem vindo a promover a requalificação e manutenção da Basílica Real de Castro Verde, contando igualmente com a colaboração da Direção Regional de Cultura e da Somincor.
Numa primeira fase efetuou-se a pintura integral do exterior do monumento, limpeza e tratamento do telhado, portas e janelas. Seguiu-se a conservação e restauro da pintura do coro alto e do nártex e, depois, o mural dos tímpanos e o teto pintado. Este processo mais amplo permitiu a classificação da Basílica como monumento nacional.
Esta reabilitação representou um investimento que ascendeu a mais de 446 000 e contou com o envolvimento do município de Castro Verde, da Fábrica Paroquial de Castro Verde, da Direção Regional de Cultura e o mecenato da empresa mineira Somincor e da União de Freguesias e Castro Verde e Casével.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com