"Vitor Picado, 47 anos, natural de Beja, Freguesia de Cabeça Gorda, é licenciado em Psicologia Educacional, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Pólo de Beja. Possui uma pós-graduação em Psicologia da Educação na área de Especialização de Necessidades Educativas Especiais, pelo Instituto Politécnico de Beja e Universidade do Algarve.
Militante do Partido Comunista Português, e membro da Comissão Concelhia de Beja do PCP, Vitor Picado é atualmente vereador da Câmara Municipal de Beja eleito pela CDU. Desde 2017 assume funções de Secretário-Geral da Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL).
Vitor Picado é, segundo a CDU, um autarca com uma larga experiência. Foi eleito no Executivo da Junta de Freguesia de Cabeça Gorda entre 2005 e 2009. De 2009 a 2013 integrou a Câmara Municipal de Beja em regime de não permanência. Entre 2013 e 2017 exerceu as funções de vice-presidente da Câmara Municipal e, desde 2017 é vereador em regime de não permanência. Com mais de duas décadas dedicadas ao poder local democrático Vitor Picado tem ainda um diversificado percurso de intervenção no movimento associativo.
A candidatura de Vítor Picado, segundo a CDU, "assume-se como a verdadeira alternativa a uma gestão do Partido Socialista cada vez mais distante das populações e dos interesses do Concelho, sem rumo e visão para o seu desenvolvimento." Esta candidatura foi anunciada, em comunicado, pela Coordenadora da CDU do Concelho de Serpa, sem explicar os motivos pelos quais não recandidata o atual presidente, João Efigénio Palma, que cumpre o primeiro mandato", pode ler-se no comunicado da CDU.
Em relação a Serpa, João Dias é o nome escolhido para ser cabeça de lista às autárquicas 2025.
"João Dias foi deputado do PCP na Assembleia da República, entre 2018 e este ano, eleito pelo círculo de Beja, tendo sido vice-presidente das comissões de Agricultura e Mar e de Saúde e membro do conselho de administração do parlamento.
Natural de Serpa, João Dias, de 51 anos, é enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação, professor assistente convidado na Universidade de Évora, na Universidade de Coimbra e na Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny.
É licenciado em enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Beja, possui uma pós-licenciatura em Enfermagem de Reabilitação e uma Pós-Graduação em tratamento de feridas e viabilidade tecidular.
Militante do PCP e membro da Direção da Organização Regional de Beja do partido, João Dias já foi membro eleito na Assembleia Municipal de Beja e na Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Neves, neste concelho alentejano.
Entre outras funções, a CDU destacou que o candidato foi coordenador da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Beja.
João Dias tem uma profunda ligação ao concelho de Serpa, onde nasceu e onde viveu e estudou até completar o ensino secundário. Teve e tem envolvimento em várias coletividades do concelho de Serpa", refere a CDU no mesmo documento.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com