Voltar

Política

Autárquicas 2025: CDU, PS, PSD e CHEGA revelam candidatos a concelhos do distrito de Beja

Política

Autárquicas 2025: CDU, PS, PSD e CHEGA revelam candidatos a concelhos do distrito de Beja

Foto: Deco Proteste

A Coligação Democrática Unitária (CDU), o Partido Socialista (PS), o Partido Social Democrata (PSD) e o partido CHEGA já divulgaram nomes de cabeças de lista, nas autárquicas 2025, para concelhos do distrito de Beja, estratégicos para estes partidos. A CDU avançou com os nomes de Beja e Serpa. O PS revelou o candidato em Almodôvar pois o atual presidente não pode seguir. E o PSD divulgou o seu candidato a Almodôvar, concelho que quer recuperar, bem como a Vidigueira. O partido Chega revelou os nomes escolhidos para Moura, Ourique e Serpa.

Ainda não é conhecida a data em que os portugueses vão escolher os seus representantes nas autarquias do País, mas alguns partidos já começam a lançar os nomes dos cabeças de lista que se vão apresentar a votos nas autárquicas 2025.

A CDU revelou, ainda em 2024, o nome de Vítor Picado para Beja, que assume, pela segunda vez, uma recandidatura ao cargo de presidente da Câmara da capital de distrito. Vítor Picado integrou o executivo municipal liderado por João Rocha, que se recandidatou em 2017, perdendo para Paulo Arsénio, do PS. Em 2021 encabeçou a lista da CDU a Beja, voltando a perder para o PS e agora assume, de novo, este desafio.

João Dias, enfermeiro de profissão, representou o distrito no parlamento entre 2018 e este ano, eleito pelo círculo de Beja, tendo sido vice-presidente das comissões de Agricultura e Mar e de Saúde e membro do conselho de administração do parlamento. Com a candidatura de João Dias à Câmara de Serpa, concelho onde nasceu, a CDU pretende manter a liderança nesta autarquia onde o atual presidente, João Efigénio Palma, já deixou claro que não se vai recandidatar.

O PS até ao dia de hoje, 20 de janeiro, só revelou o nome do cabeça de lista a Almodôvar, concelho onde António Bota, o atual presidente, termina os três mandatos previstos na lei. A aposta em Almodôvar vai para uma mulher, escolhida por unanimidade em reunião da Comissão Política do PS local, e é Ana Carmo, atual vereadora e vice-presidente da Câmara de Almodôvar. Entrou neste executivo em 2017.

Em entrevista à Voz da Planície, Nelson Brito, presidente da Federação do PS do Baixo Alentejo, esclareceu que "serão candidatos, em 2025, todos os que estiverem em condições e quiserem seguir nos concelhos que lideram". Isto pode significar que em Beja, o candidato "natural" volte a ser Paulo Arsénio, no sentido de ir à conquista de um terceiro mandato. Paulo Arsénio revelou, na semana passada, à Voz da Planície, que reserva a sua decisão para final de fevereiro ou início de março.

A CDU e o PS são os dois partidos que, nas autárquicas 2025, têm concelhos onde os atuais líderes não se podem recandidatar. A CDU tem a situação de Cuba onde João Português cumpre o último mandato e ainda não revelou quem o sucede. O PS já decidiu o caso de Almodôvar.

O PSD por sua vez avançou quem vai disputar a Câmara de Almodôvar em 2025. O nome do candidato foi confirmado durante a realização da Assembleia Geral da Comissão Política da Secção de Almodôvar e ainda falta ser aprovado pela Comissão Política Distrital de Beja do partido. O candidato é José Tadeu Freitas, tem 53 anos e reside em Almodôvar. Está, também, à frente do Banco Alimentar de Beja.

O PSD de Vidigueira anunciou, ainda em 2024, que António José Curva Maldonado é o candidato escolhido à presidência da Câmara Municipal de Vidigueira. O nome foi proposto à Comissão Política Distrital de Beja, durante a reunião com os militantes e simpatizantes do partido "laranja". "António José Curva Maldonado nasceu em 1965, em Alcaria da Serra, freguesia de Selmes, concelho de Vidigueira. É técnico bancário e casado. Este nome vai agora ser ratificado pela Comissão Política Distrital de Beja".

Ourique é outro dos concelhos que o PSD quer recuperar, mas ainda não disse qual o nome que vai a este Município. Recordamos que Gonçalo Valente, natural de Ourique e deputado da Aliança Democrática (AD) eleito por Beja, assume a liderança desta Concelhia, desde outubro de 2024, e poderá vir a ser o candidato, a este concelho, em 2025.

Em Beja, o candidato "natural" do PSD poderá ser o atual vereador na Câmara Municipal Nuno Palma Ferro. Sublinhamos, contudo, que esta possibilidade ainda não foi confirmada.

O partido Chega revelou os seus candidatos, cabeças de lista, nas autárquicas 2025, na semana passada, aos concelhos de Moura, Ourique e Serpa. Nomes decididos em colaboração com a Comissão Autárquica Nacional e com a aprovação da Direção Nacional e do líder do partido, André Ventura.

Rui Rodrigues é o candidato pelo concelho de Moura. "É professor desde 1988, especializado no ensino de Geografia e História para o 3.º ciclo e o ensino secundário. Atualmente, é professor do quadro no Agrupamento de Escolas de Moura e eleito efetivo na Assembleia Municipal de Moura pelo Partido CHEGA. 

Idalete Brito é a candidata pelo concelho de Ourique. "É natural de Ourique e empresária no setor do alojamento local. Licenciada em Ciências Sociais na área de Serviço Social, exerce as suas funções como Assistente Social na Santa Casa da Misericórdia de Ourique. Com uma ligação profunda à sua terra, Idalete Brito candidata-se novamente à Câmara Municipal de Ourique, assumindo, como principal objetivo, a mudança e o desenvolvimento do concelho, sempre em prol dos interesses da sua comunidade."

Mário Cavaco é o candidato pelo concelho de Serpa. "É empresário no setor imobiliário e ex-Oficial Superior da Força Aérea Portuguesa. Especialista em HUMINT, especialista em refugiados e prisioneiros de guerra, possui uma vasta experiência como formador na área de comunicação em público. É vogal eleito pelo Partido CHEGA na União de Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo e, como candidato à Câmara de Serpa, Mário Cavaco aposta na defesa da região, no apoio aos munícipes e no estímulo ao investimento privado, com foco na criação de emprego."

Recordamos que, e de acordo com os resultados apurados nas autárquicas 2021, o distrito de Beja tem 10 câmaras municipais lideradas pelo PS e quatro pela CDU.


PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho em digressão com o Cante

Acabou de tocar...

PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.