Voltar

Política

Autárquicas 2025: CDU força política com mais cabeças de lista revelados

Política

Autárquicas 2025: CDU força política com mais cabeças de lista revelados

Foto: Rádio Voz da Planície de Beja

A Coligação Democrática Unitária (CDU), o Partido Socialista (PS), o Partido Social Democrata (PSD) e o partido CHEGA já divulgaram nomes de cabeças de lista, nas autárquicas 2025, para concelhos do distrito de Beja, estratégicos para estes partidos. A CDU é a força política com mais nomes revelados, seguida do partido CHEGA, do PSD e do PS. Este ano candidata-se, também, um movimento independente em Castro Verde.

A CDU revelou, ainda em 2024, o nome de Vítor Picado para Beja, que assume, pela segunda vez, uma recandidatura ao cargo de presidente da Câmara da capital de distrito. Vítor Picado integrou o executivo municipal liderado por João Rocha, que se recandidatou em 2017, perdendo para Paulo Arsénio, do PS. Em 2021 encabeçou a lista da CDU a Beja, voltando a perder para o PS e agora assume, de novo, este desafio.

No discurso de apresentação do candidato, realizado na passada sexta-feira, dia 31 de janeiro, Vítor Picado apelando "à vontade que os bejenses têm de mudança" e apontando a "candidatura da CDU como a alternativa", pediu à população para "acreditar e unir-se" na "construção de um caminho novo para o concelho, com uma gestão capaz de devolver a ambição e orgulho a quem aqui vive. Porque Beja tem futuro".

João Dias representou o distrito no parlamento entre 2018 e 2024, eleito pelo círculo de Beja e é o candidato à Câmara de Serpa, concelho onde nasceu.  André Linhas Roxas foi indicado, de novo, pois já o tinha sido em 2021, como cabeça de lista à Câmara Municipal de Moura. E João Duarte Palma é o candidato à Câmara Municipal de Cuba, o atual presidente da Assembleia Municipal de Cuba desde 2013.

O partido Chega revelou os seus candidatos, cabeças de lista, nas autárquicas 2025, aos concelhos de Moura, Ourique e Serpa. Rui Rodrigues é o candidato pelo concelho de Moura. Idalete Brito é a candidata pelo concelho de Ourique. E Mário Cavaco é o candidato pelo concelho de Serpa.  

Em entrevista à Voz da Planície, Nelson Brito, presidente da Federação do PS do Baixo Alentejo, esclareceu que "serão candidatos, em 2025, todos os que estiverem em condições e quiserem seguir nos concelhos que lideram". Isto pode significar que em Beja, o candidato "natural" volte a ser Paulo Arsénio, no sentido de ir à conquista de um terceiro mandato. Paulo Arsénio revelou que reserva a sua decisão para final de fevereiro ou início de março. Entretanto, Luís Pita Ameixa, já foi revelado como o candidato a Ferreira do Alentejo, assumido a recandidatura.

A CDU e o PS são os dois partidos que, nas autárquicas 2025, têm concelhos onde os atuais líderes não se podem recandidatar. A CDU tem a situação de Cuba onde João Português cumpre o último mandato e ainda não revelou quem o sucede. O PS já decidiu o caso de Almodôvar.

O PSD por sua vez avançou quem vai disputar a Câmara de Almodôvar em 2025. O nome do candidato foi confirmado durante a realização da Assembleia Geral da Comissão Política da Secção de Almodôvar e é José Tadeu Freitas. O PSD de Vidigueira anunciou, ainda em 2024, que António José Curva Maldonado é o candidato escolhido à presidência da Câmara Municipal de Vidigueira.

Ourique é outro dos concelhos que o PSD quer recuperar, mas ainda não disse qual o nome que vai a este Município. Recordamos que Gonçalo Valente, natural de Ourique e deputado da Aliança Democrática (AD) eleito por Beja, assume a liderança desta Concelhia, desde outubro de 2024, e poderá vir a ser o candidato, a este concelho, em 2025.

Em Beja, o candidato "natural" do PSD poderá ser o atual vereador na Câmara Municipal Nuno Palma Ferro. Sublinhamos, contudo, que esta possibilidade ainda não foi confirmada.

O empresário André Colaço, natural de Castro Verde, vai ser candidato à Câmara de Castro Verde, nas autárquicas 2025, onde irá liderar uma Lista Independente em que os elementos que a compõem “serão escolhidos pela competência e não por filiação partidária”.

Recordamos que, e de acordo com os resultados apurados nas autárquicas 2021, o distrito de Beja tem 10 câmaras municipais lideradas pelo PS e quatro pela CDU.


PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho em digressão com o Cante

Acabou de tocar...

PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.