Voltar

Atualidade

Assembleias municipais do Alentejo debatem transição digital para a inclusão e coesão

Atualidade

Assembleias municipais do Alentejo debatem transição digital para a inclusão e coesão

A transição digital e poder local, para a inclusão e coesão, é o tema central de um encontro que reúne os presidentes das assembleias municipais do Alentejo, esta sexta-feira, dia 18, em Évora, divulga a associação destes organismos (ANAM).

O Encontro dos Presidentes das Assembleias Municipais do Alentejo é organizado pela Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) e pelo Centro de Investigação de Tecnologias de Informação para uma Democracia Participativa (CITIDEP) e vai reunir 18 autarcas da região para dar continuidade ao projeto “Volta e-Planning a Portugal”, que arrancou em julho deste ano.

A iniciativa realiza-se em Évora, das 14h00 às 18h00, no Centro de Coordenação da Região Alentejo (CCDRA), com a presença de um painel de convidados do Brasil, País com forte presença na rede de associados do CITIDEP.

Os problemas associados à exclusão e desigualdades, no que diz respeito à transição digital e democratização da Administração Local, bem como alguns casos de sucesso, vão estar em discussão.

Também a realidade política local na transição digital no Alentejo será abordada através de um painel constituído por alguns dos presidentes das assembleias municipais convidados.

No comunicado, a ANAM frisa que a transição digital e a democratização da Administração Local possibilita uma “maior capacidade de resposta e de proximidade aos cidadãos, assim como maior capacitação dos mesmos”. Relativamente à cidadania, o e-Planning “acaba por contribuir para a formaçáo de cidadãos mais informados, participativos, críticos e responsáveis, criando, assim, um caminho para uma renovada cultura humanista”.

“A transição digital tornou-se numa das grandes prioridades a nível mundial, sobretudo depois da demonstração, durante a pandemia de covid-19, de como o nível de desenvolvimento e acesso às novas tecnologias e suas infraestruturas, pode condicionar profundamente a vida dos cidadãos, a inclusão social e a coesão territorial”, sublinha a ANAM.

O Consortium e-Planning envolve instituições como o CITIDEP, o MIT (EUA) e várias universidades e instituiçóes em Portugal, que têm vindo a investigar e a trabalhar a transição digital.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.