Voltar

Atualidade Fotogaleria

Serpa: sepultura da época romana encontrada na zona urbana da cidade

Atualidade Fotogaleria

Serpa: sepultura da época romana encontrada na zona urbana da cidade

Arqueólogos encontraram inesperadamente um esqueleto humano durante obras no centro histórico de Serpa, que é provavelmente a sepultura “mais antiga” e a primeira do período Romano ou da Antiguidade Tardia detetada nesta zona da cidade. 

Foi detetado um enterramento da época romana, no decorrer de umas obras de requalificação no centro histórico de Serpa, pela equipa de arqueologia da Câmara Municipal. Um achado “surpreendente” naquela zona da cidade, referiu o arqueólogo Miguel Serra, uma vez que não existiam menções a vestígios associados à época romana, em trabalhos realizados anteriormente.

“Não podemos assumir que estamos perante um cemitério”, afirmou Miguel Serra, considerando que se trata de um “enterramento isolado”. Realça que “são mais as dúvidas que surgem” do que esclarecimentos.  

Miguel Serra explica que o facto de a sepultura ter sido encontrada coberta de telhas romanas permitiu, de uma forma genérica, datá-la do final do Império Romano ou do início da Antiguidade Tardia.

Este é o primeiro enterramento da época romana descoberto dentro da área urbana de Serpa, destaca Miguel Serra, explicando que “provavelmente” terá sido a partir de uma pequena estalagem que nesta localidade se terá desenvolvido um povoamento ao longo dos séculos.

Caso esta descoberta pertença de facto a um cemitério, Miguel Serra explica que estaria associado a esta localidade, situada “certamente” na zona do morro do castelo, considerando que os cemitérios romanos se encontram por norma “fora das localidades”.


Rádio Voz da Planície/Lusa


PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.