Recorde-se que a organização das 7 Maravilhas de Portugal recebeu 504 candidaturas ao concurso de 2020, dedicado à Cultura Popular, e atribuiu o selo de nomeado a 471.
O painel de especialistas, composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas elegeu, no domingo passado, sete patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que vão participar nas respetivas eliminatórias regionais, a partir do dia 6 de Julho na RTP1 e RTP Internacional.
O distrito de Beja foi a votos com 12 nomeados, dos quais foram, agora, apurados 7 finalistas.
De fora da corrida à final do concurso, no distrito de Beja ficou a candidatura dos “Bonecos de Manuel Carvalho, os Alentejanos” (Vidigueira), a FACECO (Odemira), o “Cante ao Despique com Viola Campaniça (Ourique) e, do concelho de Serpa, a candidatura “Santas Cruzes”, na categoria de Procissões e Romarias e o “Jordão”, na categoria de Rituais e Costumes.
Esta edição do concurso 7 Maravilhas de Portugal, dedicado à cultura popular, pretende promover o Património Cultural Imaterial de Portugal, elevando a Cultura Popular portuguesa a um patamar de causa pública, e é neste âmbito que as candidaturas promovidas no concelho serpense contam como apoio do Município de Serpa, revela ainda o comunicado.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com