Intitulado de “PAOC- Projeto Arqueológico Outeiro do Circo: Projeto de Investigação e Divulgação Arqueológica (2022-2023)”, este novo projeto irá desenvolver "uma série de estudos analíticos, de forma a aprofundar o conhecimento sobre este sítio" que tem sido alvo de escavações arqueológicas desde 2008 até 2021. Paralelamente pretende-se utilizar estes dados para "criar um projeto educativo centrado em diversas oficinas pedagógicas."
De acordo com comunicado enviado à nossa redação, a componente de análises irá priorizar uma série de estudos laboratoriais sobre as cerâmicas, os artefactos metálicos e em pedra, assim como as faunas. Relativamente à vertente pedagógica, esta irá "potenciar estes estudos através da realização de workshops sobre o estudo das cerâmicas e das faunas, conferências sobre estratégias de comunicação para o património e oficinas práticas sobre interpretação de artefactos."
O projeto é coordenado pela arqueóloga Sofia Silva (Axis Mundi, Heritage & Archaeology), com apoio à coordenação de Miguel Serra (Câmara Municipal de Serpa; CEAACP) e Eduardo Porfírio (Câmara Municipal de Sintra; CEAACP). A equipa integra ainda o zooarqueólogo Nelson J. Almeida (Cooperativa O Legado da Terra; UNIARQ) e a geóloga Sofia Soares (Laboratório Nacional de Energia e Geologia), entre outros colaboradores e entidades parceiras.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com