Para dar a conhecer esta realidade, a associação promove um Ciclo Informativo Solidário, com o apoio da Linde Saúde, da Philips, e da Resmed, pra um reconhecimento da resposta ao SNS a doenças crónicas e incapacitantes, ao longo de 2020, e no início do presente ano.
Pedro Ramos, presidente da APELA, destaca que “a pandemia da covid-19 teve um grande impacto para os doentes com ELA, é importante refletir sobre aquilo que ficou em suspenso nas malhas do seu avesso. Falamos de um decréscimo generalizado das principais linhas de atividade hospitalar – consultas externas, cirurgias, urgências, internamento – um cenário que dá conta de um problema no acesso aos doentes à primeira consulta de referenciação”.
De forma a sensibilizar para esta realidade, a realização do Ciclo Informativo Solidário tenciona dar resposta a questões emergentes de doentes com ELA, juntamente com os seus cuidadores e familiares, para minimizar o impacto da situação pandémica sobre os grupos mais vulneráveis.
A iniciativa é composta por três conferências online, webinars, que irão decorrer nos dias 12, 19 e 26 deste mês, entre as 21h e as 22h, através da plataforma Zoom.
Quanto à programação, no dia 12 o tema é “Desafios no Acesso aos Cuidados de Saúde”, o dia 19 será dedicado a “ELA: Do Diagnóstico à Referenciação”, e por fim, no dia 26 deste mês, a terceira e última webinar deste ciclo trata do “papel da Telemedicina na reconfiguração dos modelos de prestação de cuidados”.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com