"A 1.ªsessão intitulada “Alvito Pré histórico: o que sabemos?” será conduzida pelo Prof. Doutor Nelson Almeida. O evento decorrerá pelas 15h00 na Biblioteca Municipal Luís de Camões, em Alvito, no dia 22 deste mês.
Alvito remonta ao séc. XIII. No séc. XIV passou a integrar o património dos Lobos e em 1475 constitui-se na primeira Baronia de Portugal, na pessoa do Dr. João Fernandes da Silveira, um dos mais ilustres diplomatas portugueses do séc. XV.
Em 1481, o rei D. Afonso V concedeu ao 1º Barão de Alvito e sua esposa, o direito de aí construírem um Castelo. O projeto da construção seria acordado entre o rei e o barão. O local estava escolhido, por certo delinearam-se planos, talvez até se tenham realizado trabalhos de terraplanagem, mas o senhor de Alvito morreu antes que se passasse da ideia à obra. Sucedeu-lhe na baronia o filho primogénito, D. Diogo Lobo, que tomou entre mãos o intento do pai.
A partir de 1494 e durante cerca de dez anos, as populações de Alvito, Vila Nova da Baronia, Oriola e Aguiar (e Torrão a partir de 1500), trabalharam esforçada e afanosamente. A carta régia que a isso os obrigou, não dispensava "quaisquer pessoas de qualquer estado ou condição que sejam", ou seja, significava que os mais pobres contribuíam com trabalho braçal e os mais ricos traduziam essa prestação em dinheiro.
O Paço dos Lobos da Silveira, classificado como Monumento Nacional desde 1910, funciona como Pousada desde 1993, com o nome Pousada do Castelo de Alvito", explica a nota de divulgação desta iniciativa, do Município de Alvito.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com