A visita pelos monumentos da Rota do Fresco envolve um percurso que inclui a Igreja Matriz de Alvito, os Portais Manuelinos, os Paços do Concelho, a Ermida de S. Sebastião, o Pelourinho, entrando no Paço Acastelado do 1.º Barão de Portugal.
Ao almoço, o convite da autarquia é para degustar sabores de comida cozinhada em barro no lume de chão, na Pousada, através de um método denominado de “cocaria”, que no Alentejo ainda hoje se pratica, mas de forma rara, e que é símbolo da verdadeira arte da gastronomia. Cozinhar em barro num “lume de chão” remonta aos primórdios da humanidade mas consegue alcançar maior concentração de sabor devido ao tipo de cocção. A cozinheira é a chamada “coqueira”, uma maestrina que harmoniza sabor, tempo e brasas.
Castro Verde comemora o Dia Mundial do Turismo, no dia 27 de setembro, com a inauguração do Centro Cycling e, ao mesmo tempo, uma visita à Basílica Real e uma sessão de apresentação da Reserva da Biosfera da UNESCO.
O programa vai contar com a presença do Presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, e começa na Basílica Real de Castro Verde (10h30), agora classificada como Monumento Nacional, e uma Apresentação da Reserva da Biosfera de Castro Verde (11h15), no Salão Nobre dos Paços do Município, onde será dado a conhecer todo o trabalho desenvolvido no concelho em torno desta classificação.
O programa termina no Parque da Liberdade (12h00), com a inauguração do Centro Cycling de Castro Verde, um projeto que identifica e sinaliza uma rede de percursos cicláveis no concelho, tendo em vista o desenvolvimento desta oferta turística, que tem tido crescente procura, e que se encontra interligado com os Centros de Cycling de concelhos vizinhos, através dos seus percursos, constituindo uma rede para visitação ciclável de todo o território do Campo Branco.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com