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Sociedade

Alunos carenciados de Beja têm mais dificuldade em concluir secundário sem chumbar

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Alunos carenciados de Beja têm mais dificuldade em concluir secundário sem chumbar

Apenas metade dos alunos carenciados das escolas de Beja conseguiram chegar ao final do ensino secundário sem reprovar, em 2020/2021, sendo também o distrito com níveis de equidade mais baixos.

De acordo com os dados atualizados no portal Infoescolas, 51 por cento dos alunos carenciados, matriculados nas escolas do distrito de Beja, conseguiram concluir o ensino secundário no tempo esperado, ou seja, em três anos.

É a percentagem mais baixa registada em Portugal continental naquele ano letivo, mas a dificuldade não é apenas entre os estudantes beneficiários de ação social escolar. Olhando para todo o universo, 68 por cento dos finalistas bejenses chegaram ao final do 12.º ano sem chumbar.

O distrito destaca-se, também, pela negativa quando se olha para o indicador “equidade”, que permite comparar os resultados dos alunos mais carenciados com a média nacional, calculada tendo por base os alunos do País que, ao entrarem no ensino secundário profissional, tinham um perfil semelhante em termos de idade, apoios, habilitação da mãe e categoria da escola.

No caso de Beja, a diferença é de 17,3 pontos percentuais, um número bastante distante do segundo valor mais baixo, registado em Lisboa, onde a percentagem de alunos carenciados a terminar o secundário no tempo esperado é 6,4 pontos mais baixo face à média nacional.

Pelo contrário, o novo mapa cartográfico, que passou a ser disponibilizado hoje no portal com estes e outros indicadores, destaca, pela positiva, o distrito da Guarda.

Com 80 por cento dos alunos carenciados a concluírem o secundário sem chumbar (ultrapassado apenas por Braga, com 82 por cento), Guarda é o distrito com maiores níveis de equidade e, apesar das dificuldades socioeconómicas, os alunos conseguiram superar as expectativas, conseguindo resultados 8,2 pontos percentuais acima da média nacional.

Por outro lado, a diferença entre os alunos beneficiários de ação social escolar e os restantes colegas é bastante pequena naquele distrito, uma vez que a percentagem global de alunos que concluem o secundário em três anos se fixou em 83 por cento.


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