A Associação Transfronteiriça de Municípios do Lago Alqueva (ATLA), a Autoridade Binacional do Lago Titicaca (Bolívia - Peru) e a Associação das Regiões Fronteiriças Europeias (ARFE), com o apoio do programa Adelante, da União Europeia, organizam uma visita de estudo ao Lago Alqueva, com o objetivo de apresentar a representante de entidades públicas da Bolívia, Brasil e Peru experiências hispano-portuguesas de cooperação transfronteiriça e governança local em bacias hidrográficas internacionais.
Segundo nota de imprensa da ATLA, esta atividade surge no âmbito da Aliança de Cooperação Triangular formada pela ARFE, juntamente com parceiros estratégicos de Espanha e Portugal, a Autoridade Binacional do Lago Titicaca eo Congresso de Prefeitos do Uruguai, criado para fortalecer as capacidades dessas entidades, orientada para a melhoria do desenvolvimento económico, social e ambiental dos territórios transfronteiriços.
A “visita de estudo” realiza-se nos dias 28 e 29 de novembro. Nesta segunda-feira, pelas 10h00, será realizado um fórum euro-latino-americano no auditório de Portel, que conta na abertura com o presidente da CCDRA, Ceia da Silva. Nesta iniciativa serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pela ATLA, o papel das autarquias no desenvolvimento territorial do lago e diferentes projetos de promoção de um desenvolvimento sustentável no território. Será igualmente abordada uma estratégia conjunta de cooperação entre a Associação e entidades municipais de Titicaca.
A delegação sul-americana irá também realizar visitas e reuniões ao Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA), a projeto empresariais, à EDIA e à ATLA, bem como reuniões e encontros com responsáveis de outras entidades da região.
Este intercâmbio e visita a Alqueva decorre da afirmação internacional de “Alqueva”, e da excelente cooperação transfronteiriça existente entre Portugal e Espanha, projeto cuja aposta passou pelo desenvolvimento de fins múltiplos em torno das novas oportunidades geradas pelo EFMA, onde de forma transversal se apostou num “Desenvolvimento Territorial Sustentável”, assente nas melhores práticas, assim como na incorporação de inovação e tecnologia, fatores que servem agora de ensinamento e inspiração para estes países da América do Sul e seus responsáveis, afirma a ATLA.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com