A iniciativa aconteceu no Centro de Receção e Interpretação do Parque Mineiro de Aljustrel, tendo reunido especialistas, empresários, académicos e interessados na matéria. A abertura dos trabalhos contou com a presença da secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia.
Marcaram ainda presença, entre outras entidades e empresas, a Industrial Mineral Association (IMA Europe), a Fundação para a Ciência e Tecnologia, o Cluster Portugal Mineral Resources, a Associação Zero, a Almina – Minas do Alentejo S.A., a Aurora Lithium, a Savannah Resources, a Universidade Nova, a GALP, a NET4CO2, a Universidade de Coimbra, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Faculdade de Engenharia do Porto.
"Considerando que a produção e consumo de energia, com base em fontes renováveis, passam pelo uso de matérias-primas essenciais, e que Portugal pode afirmar-se como um País potencialmente estratégico, nomeadamente através do seu fornecimento, o objetivo foi gerar um debate sobre estes temas com o propósito de demonstrar que se pode prospetar e explorar os recursos de forma responsável e sustentável.
Os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar a Galeria Mineira do Piso 30, que integra o Parque Mineiro de Aljustrel e que vai inaugurar no próximo dia 4 de dezembro", pode ler-se no documento da autarquia, no balanço desta iniciativa.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com