De acordo com o INE, o concelho de Aljustrel, e tendo em conta o índice sintético de fecundidade, é o segundo território de Portugal onde é maior o número médio de filhos por mulher em idade fértil, nomeadamente de 2,1. Em Lisboa é de 2,3. De referir que no Continente o número médio de filhos por mulher, registado em 2019, foi de 1,43.
Para a Câmara Municipal de Aljustrel, estes “voltam a ser dados animadores e que, não sendo suficientes para resolver o problema que se iniciou há muitos e muitos anos, de perda populacional, no concelho e em todo o Interior do país, ajudam a renovar a esperança. E reforçam ainda a convicção de que Aljustrel, cada vez mais, se afirma como um concelho dinâmico e cada vez mais atrativo, nomeadamente a nível económico, social e também demográfico.”
Significa, também, diz a autarquia que “tem tido a capacidade de manter a qualidade de vida, onde as famílias encontram excelentes condições para criarem os seus filhos, e, sobretudo, o emprego, através da atração de diversos e importantes investimentos e nas mais diversificadas áreas.”
O município reforça, ainda, “o compromisso de tudo continuar a fazer para manter estes padrões de vida, na certeza de que ainda existe muito trabalho pela frente e caminho para percorrer.”
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com