Voltar

Atualidade

Alentejo perde apoios europeus. Plataforma quer reuniões urgentes com Beja, Aljustrel e Ourique

Atualidade

Alentejo perde apoios europeus. Plataforma quer reuniões urgentes com Beja, Aljustrel e Ourique

“O Alentejo perde o direito aos 80 por cento de financiamentos a fundo perdido garantidos pela União Europeia pois está fora dos territórios de objetivo 1, no próximo Quadro Comunitário de Apoio”, segundo a Plataforma Cidadã "SIM! o aeroporto internacional de Beja é parte da solução".

Investimentos estratégicos e de interesse nacional como o é “a eletrificação e modernização de toda a Linha do Alentejo Casa Branca-Beja-Ourique, com concordância para Évora e variante ao aeroporto de Beja ficam assim em risco de ser remetidos para as calendas”, sublinha, também, a Plataforma Cidadã.

Neste sentido, a Plataforma Cidadã frisa que “é necessária uma decisão urgente em matéria de ferrovia ainda no Plano Nacional de Investimento (PNI) 2030 e/ou Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”. Acrescenta que “Beja poderá ficar condenada a ser um mero ramal ferroviário, sem ligações diretas ao complexo de Sines e ao Algarve.  O aeroporto ficará, mais uma vez, condenado ao recurso exclusivo da rodovia o que contraria tudo o que vem sendo defendido no que concerne à opção ferroviária como modo privilegiado de transporte do futuro”.

Tendo presente o exposto e no sentido de dar continuidade ao trabalho que vem desenvolvendo, a Comissão Dinamizadora decidiu solicitar, com carácter de urgência, audiências às câmaras municipais de Beja, Aljustrel, e Ourique para as quais já seguiu esse pedido.

 



PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Música

Cantadores têm novo single "Já Me Decidi"

Acabou de tocar...

PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.