Em comunicado, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) anunciou que vai participar no certame como sendo a região representada este ano por 21 produtores e 160 vinhos em prova.
“Este ano, o Alentejo estará em peso neste certame”, frisou a CVRA, destacando que, pela primeira vez, também irá participar na iniciativa a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA).
No que à CVRA diz respeito, lembrou o presidente da comissão, Francisco Mateus, este será o 16.º ano de participação na ProWein.
A feira, considerada "a maior do mundo" nesta área, constitui “sempre uma mais-valia para espelhar numa montra internacional o que de melhor se produz em Portugal no setor vitivinícola”.
A comissão vitivinícola lembrou que o Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% do valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal.
O Alentejo é uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos.
A região é ainda detentora de uma iniciativa pioneira, o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com