Tem até ao final do mês para completar e entregar a declaração de IRS referente aos rendimentos de 2021. A Autoridade Tributária e Aduaneira já recebeu cerca de 4,3 milhões de declarações dos contribuintes e reembolsou mais de dois mil milhões de euros.
Para tal basta aceder ao Portal das Finanças e validar a sua declaração, caso esteja pré-preenchida, ou introduzir manualmente os dados. A apresentação da declaração Modelo 3 à Autoridade Tributária é obrigatória para todos os contribuintes que tenham obtido rendimentos, independentemente da natureza dos mesmos.
Este procedimento ocorre exclusivamente através do Portal das Finanças, uma vez que já não pode ser feito em formato físico, isto é, em papel. No entanto, existem locais onde os contribuintes com mais dificuldades podem ir para receber ajuda, sendo que os serviços de Finanças abriram 200 mil vagas para atendimento por marcação para apoiar os cidadãos na entrega da declaração do IRS.
Para os mais jovens existe a medida IRS Jovem, que prevê uma isenção de 30% no primeiro ano com o limite de 7,5 vezes o valor do Indexante dos Apoio Sociais (IAS), de 20% no segundo ano, com o limite de 5 IAS e de 10% no terceiro ano (até 2,5 IAS).
De referir que pode consignar uma parte do seu IRS, sendo que, este ano, há mais de 4.500 entidades às quais pode “doar” 0,5% do imposto. Esta consignação não implica a perda de qualquer parte do reembolso, uma vez que a verba “doada” é retirada do imposto devido ao Estado.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com