No documento enviado à nossa redação, a Plataforma Cidadã considera “muito importante” a decisão da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRAlentejo) de “acompanhar a delegação da Comissão Dinamizadora na reunião com a Comissão Técnica Independente”. Neste encontro vai estar Aníbal Reis Costa, vice-presidente da CCDR Alentejo.
No memorando da Plataforma Cidadã, que serve de base a este encontro, é defendida a “utilização do aeroporto de Beja como solução incontornável para responder aos problemas de sobrelotação dos aeroportos de Lisboa e de Faro pois já existe, funciona e será parte da resposta, desde que dotada das suas indispensáveis ligações terrestres, sobretudo ferroviária”.
Neste contexto, a Plataforma Cidadã lembra a urgência de se “modernizar e eletrificar toda a linha do Alentejo entre Casa-Branca-Beja e Beja Funcheira/Ourique” e de se “assegurar a sua ligação ao aeroporto”.
No plano rodoviário, sublinha que “basta concluir no imediato as obras da A26, que liga Sines ao aeroporto de Beja e cujas obras foram interrompidas, incompreensivelmente, com custos brutais para o País, e arrancar com o IP8 entre Beja e Ficalho”.
“O aeroporto de Beja é, como se pode verificar na apresentação do investigador Manuel Tão, uma solução estratégica de longo prazo e que corresponde inteiramente ao interesse nacional”, frisa a Plataforma Cidadã avançado que esta reflexão está a ser enviada para todas as instituições políticas, económicas e sociais.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com