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Aeroporto de Beja: alternativa a Lisboa para carga e tráfego charter não regular

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Aeroporto de Beja: alternativa a Lisboa para carga e tráfego charter não regular

Para a Comissão Técnica Independente (CTI), que está a avaliar as alternativas ao aeroporto de Lisboa, "poderiam ser tomadas medidas de redirecionamento de voos não comerciais para outras infraestruturas", destacando o Aeródromo Municipal de Cascais, o “tráfego militar e VIPs de Estado para uma base militar”, sem impacto na operação do aeroporto Humberto Delgado, e o "tráfego charte não regular para o terminal civil de Beja".

A CTI afirmou, recentemente, que o aeroporto Humberto Delgado (AHD) “apresenta ineficiências operacionais e de layout que condicionam o uso da capacidade instalada e a possibilidade de uma solução de médio prazo de incremento de capacidades", defendendo que "o foco das intervenções deve ser orientado para soluções de novas infraestruturas imediatas, expeditas e não limitativas da operação corrente, bem como para soluções de otimização operacional que promovam a eficiência do uso da capacidade instalada".

Outra das propostas para descongestionar a Portela, e o aeroporto de Faro, é utilizar a Base Aérea de Beja para voos de carga e charters. Reconhecendo assim que a base aérea "pode ser considerada para acolher operações exclusivas de carga e de charters não regulares, libertando espaços do aeroporto de Lisboa".

Descarta, contudo, a CTI, o aeroporto de Beja para a "gestão das pontas de tráfego de passageiros dos aeroportos de Lisboa e Faro".


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