Voltar

Atualidade

A mulher em destaque hoje é a professora Leopoldina Almeida

Atualidade

A mulher em destaque hoje é a professora Leopoldina Almeida


Nesta que é a Semana da Igualdade continuamos a ouvir mulheres sobre o que é ser mulher nos dias de hoje. Nesta quarta-feira damos voz à professora Leopoldina Almeida, que considera que “ainda há muitas lutas a travar para se chegar à igualdade desejada”. Diz ser uma privilegiada, pois não tem filhos pequenos, mas conhece colegas que “estão sobrecarregadas de tarefas neste confinamento”.

Leopoldina Almeida escolheu o Alentejo para viver e trabalhar há anos. Não sendo da região estranhou quando cá chegou determinados hábitos e costumes, mas ao longo dos anos foi decidindo aqui permanecer e tem sido aqui, também, em Beja, que tem desenvolvido a sua atividade profissional, muito ligada aos alunos que estão mais afastados do ambiente escolar e em contextos de vulneráveis. Viu, igualmente, crescer a sua família e tem uma filha já adulta, a enfrentar o mercado de trabalho.

“Ser professora é uma profissão muito de mulheres, mas os cargos de direção nas escolas são ocupados, maioritariamente, por homens”, começa por referir Leopoldina Almeida. É branca, vive num país europeu e conta com muitos privilégios que outras mulheres, em circunstâncias bem diferentes, não têm, reconhece Leopoldina Almeida e por isso mesmo, considera que “ainda há muitas lutas por travar para se chegar à igualdade desejada”.

Falando sobre o trabalho académico que professores e professoras estão a conseguir fazer durante o confinamento, Leopoldina Almeida diz que a produção deles aumentou e que a delas diminuiu, frisando que “o papel de homens e mulheres neste período não é igual”. Para Leopoldina Almeida “estar em teletrabalho, ter filhos em casa com aulas on-line e gerir as tarefas domésticas são realidades que estão a sobrecarregar as mulheres neste confinamento”.


PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.