São muitas as pessoas que têm passado, nestes tempos de pandemia, por situações de luto. Neste Confina(mente) quisemos ouvir um testemunho na primeira pessoa, mas não foi possível apesar dos vários contactos estabelecidos - e compreende-se - encontrar quem fosse capaz de exprimir em palavras as suas perdas e partilhá-las.
Propomos sim, uma conversa com Carlos Almeida, da Agência Funerária Pax Julia, lembrando que os agentes funerários também têm estado na linha da frente nesta pandemia. E neste contexto, Carlos Almeida explica como todas as regras mudaram, há um ano, e deixa claro que se desconhece por quanto tempo vão permanecer. As regras existem para proteger famílias e amigos, mas significam também, dificuldades acrescidas na hora da despedida. Carlos Almeida não esconde que são tempos diferentes, e difíceis, mas esclarece acima de tudo com o que se pode contar.
Guida Ascensão é psicóloga e integra a Consulta de Luto Prolongado do Departamento de Psiquiatria da ULSBA. E este é o aspeto positivo que lançamos hoje. De forma simples e com a leveza possível, num tema como este, Guida Ascensão revela que é possível ter ajuda nestes tempos evitando ter que passar sozinho por algo muitas vezes doloroso como é o processo de luto. Neste programa vai ficar a saber, igualmente, como pode recorrer a esta ajuda.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com