Voltar

Sociedade

Cinco décadas de Revolução dos Cravos comemoradas em todo o distrito

Sociedade

Cinco décadas de Revolução dos Cravos comemoradas em todo o distrito

Foto: Pixabay

Em 2024 comemoram-se 50 anos de 25 de Abril de 1974 e, no distrito de Beja, as celebrações acontecem em todos os concelhos, com música, exposições, conversas e fogo de artifício. Deixamos um roteiro com as iniciativas que celebram cinco décadas de Revolução dos Cravos na noite de 24 para 25 de Abril.

Foto: Freepik

Começamos por Beja. Na capital de distrito, as comemorações estão centradas na Praça da República onde a festa começa às 21h30, com a atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Capricho Bejense.

Às 22h00 sobem ao palco os UHF para apresentarem “A Herança do Andarilho”, um espetáculo que reúne versões de alguns dos temas mais simbólicos de José Afonso.

O fogo de artifício é lançado à meia-noite e 25 minutos depois atua Mundo Segundo & Sam The Kid. Pela noite dentro, o som é do DJ Mikas.


Foto: Freepik

Em Aljustrel, as comemorações arrancam às 16h00, no Museu Municipal, com a inauguração da exposição “Da Resistência à Liberdade – do Fundo à Superfície”, numa parceria entre a Associação do Fundo à Superfície e o Município. Pelas 22h00 acontece o espetáculo Comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, na praça da Resistência, com os Anjos e pela Banda da SMIRA. Seguir-se-á a evocação ao 25 de Abril pelo presidente da Câmara, Carlos Teles, e uma atuação, em uníssono, dos grupos de cante alentejano do concelho. O fogo de artifício é lançado à meia-noite.

As celebrações da Revolução dos Cravos em Almodôvar propõem para hoje, dia 24 de abril, às 10h00, uma “caminhada pela vida e liberdade”. É inaugurado, também, nas paredes do pavilhão gimnodesportivo municipal e no jardim dos Bombeiros, a mostra “Desenhos em 50 painéis”, dos alunos do referido agrupamento. Às 22h00 horas o Complexo Multiusos das Eiras acolherá o concerto dos 50 anos de Abril, com a Associação Orquestra Clássica de Almodôvar, e, à meia-noite, o tradicional espetáculo piromusical.

Em Alvito, a noite de 24 de Abril é animada, às 21h30, com a música de AP Braga. Às 22h45 tocam os Adiafa, na Praça da República. À meia-noite há fogo de artifício em Alvito e Vila Nova da Baronia.

Barrancos sugere Banda "80&Tais" - Tributo aos anos 80 e Dj´s Pika e Riragen, a partir das 22h30, no Quintalão de Festas.

O fadista Camané sobe ao palco do Cineteatro Municipal, nesta quarta-feira, dia 24, em Castro Verde, às 21h30. Este espetáculo conta com a participação dos grupos corais Os Ganhões de Castro Verde e as Ceifeiras de Entradas. Segue-se uma arruada com a Banda da Sociedade Recreativa e Filarmónica 1.º de Janeiro até ao largo da feira e, ainda, um espetáculo de fogo de artifício. 

Integrado nas comemorações dos 50 anos de Abril em Cuba, o largo Conde da Esperança (Bica) recebe na noite do dia 24, às 21h30, um espetáculo que junta em palco os Quinta do Bill e a Banda da Sociedade Filarmónica Cubense 1.º de Dezembro para um concerto sinfónico. Às 20h00 há um encontro de grupos corais, com Flores do Alentejo, Bafos de Baco, Ceifeiros de Cuba e Raízes do Cante. À meia-noite terá lugar o tradicional fogo de artifício.

Ferreira do Alentejo apresenta, às 11h00, o mural “Liberdade”. Para as 22h15 está agendado o discurso do presidente da Câmara, Luís Pita Ameixa. O grupo Fio da Navalha atua às 22h30, no Anfiteatro do Jardim Público, e à meia-noite, no mesmo local, há fogo de artifício e espetáculo piromusical e multimédia.

“Zeca Sempre – Comemorar o 25 de Abril” é o nome do concerto que terá lugar no dia 24, às 21h30, no Cineteatro Marques Duque, em Mértola.

As comemorações em Moura incluem uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal comemorativa do cinquentenário do 25 de Abril, agendada para as 21h00 do dia 24, a que se seguirá, à meia-noite, o lançamento de fogo de artifício.

Marco Rodrigues e Richie Campbell atua esta noite. O programa reserva, ainda, para o dia 24, em Odemira, entre outras propostas, o espetáculo de novo circo “Planeta trampoli – back 2 classics”, pelo Teatro Só (21h00), e de artes performativas “A fogosa liberdade de um coração que chora”, de Jessica Barreto (às 21h30 e às 22h30), e “A tua liberdade”, pelo teatro da Targala (23h30 horas). À meia-noite terá lugar, também na praça da República, a cerimónia do hastear da bandeira, seguida de um espetáculo piromusical.

A plantação de cravos e canções de Abril pelos alunos do concelho de Ourique dão início, às 10h30, na biblioteca municipal, às comemorações da Revolução dos Cravos do dia 24, que reservam, ainda, para esse dia, uma homenagem aos antigos presidentes da Junta de Freguesia de Ourique, às 18h00. Às 21h00 terá lugar, no pavilhão multiusos, a noite cultural “Da cultura e da identidade nasce a liberdade”, com artistas do concelho.

Na noite do dia 24, a Praça da República, em Serpa, recebe o espetáculo comemorativo do 25 de Abril, que integrará intervenções alusivas à data, atuações do Grupo Coral da Academia Sénior de Serpa e do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, espetáculo musical com o grupo Boémia, arruada com a Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa e fogo de artifício.

Em Vidigueira atua o grupo de cante alentejano da AEVID, às 21h30. A Banda Rock'A' Lady faz o seu espetáculo às 22h30. Os Cantadores do Cabeço do Diabo, Grândola, estão agendados para as 23h45 e o fogo de artifício acontece à meia-noite.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.