Voltar

Cultura

5 de maio: celebra-se Dia Mundial da Língua Portuguesa e DRCAlentejo 2ª edição “Nossa Língua Nosso Chão”

Cultura

5 de maio: celebra-se Dia Mundial da Língua Portuguesa e DRCAlentejo 2ª edição “Nossa Língua Nosso Chão”


A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa com a 2ª edição do projeto “Nossa Língua - Nosso Chão”, com imagem criada pela autora Susa Monteiro, em parceria com a Chão Nosso e a Andante Associação Artística. Hoje na Voz da Planície pode ouvir quatro contributos de vários autores/artistas conhecidos sobre a celebração deste Dia Mundial da Língua Portuguesa , às 09.30 horas, às 13.00 horas, às 16.00 horas e às 18.00 horas.

“Nossa Língua – Nosso Chão” é um projeto criado especificamente para assinalar esta data, tendo por objetivo apoiar os esforços de valorização, promoção e difusão da nossa língua?junto de diversos públicos, em colaboração com rádios locais do Alentejo e com o apoio de Bibliotecas Públicas portuguesas.
Esta segunda edição tem o Tempo como eixo temático e conta com quatro segmentos sonoros constituídos por leituras de textos de vários autores portugueses - entre os quais Alice Vieira, Cristina Pombinho, João Pedro Mésseder, José Luís Peixoto, Maria da Conceição Ruivo, Vítor Encarnação - ,  música, de Dinis Costa, e depoimentos sobre as questões da Língua, das línguas, também o barranquenho, dirigidos a audiências de diferentes faixas etárias.

Ao longo do dia de hoje pode ouvir na frequência da Voz da Planície os depoimentos e segmentos sonoros preparados para esta celebração é só ficar atento à nossa emissão e ao nosso Facebook onde pode descobrir os horários destas atividades.

Recorde-se que o dia 5 de maio foi instituído em 2009 pela CPLP como dia da Língua Portuguesa e da Cultura. Em 17 de outubro de 2019 o Conselho Executivo da UNESCO aprovou, por unanimidade, a proposta dos países da CPLP para que este dia passasse a ser o Dia Internacional da Língua Portuguesa, facto que se assinala este ano pela segunda vez.

Unindo cerca de 260 milhões de falantes em quatro continentes, prevê-se que esta seja uma língua cada vez mais global e que no final deste século sejam 500 milhões a falá-la, o que lhe confere uma dimensão mundial justamente celebrada. 




PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.