Jerónimo Loios, membro da comissão dinamizadora da AMAlentejo - Comunidade Regional do Alentejo, sublinha que o evento estava inicialmente marcado para abril de 2020 e que devido à pandemia só foi possível realizá-lo este ano.
A sessão de abertura irá contar com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. No primeiro dia do congresso, à responsabilidade da Comissão de Cultura e Desenvolvimento Regional do Alentejo, realiza-se uma conferência sobre “Cultura e Identidade do Alentejo”.
No dia 19, o responsável avança que serão promovidos dois painéis sobre “Promoção do Desenvolvimento” e “Ambiente e Sustentabilidade”. Estão previstas intervenções que discutem as políticas europeias para o desenvolvimento regional, bem como a importância do turismo para a região, o impacto das alterações climáticas e a pecuária extensiva no Alentejo.
Jerónimo Loios destaca ainda que o congresso termina com uma mesa redonda sobre governação territorial, onde serão abordadas matérias relacionadas com a regionalização, descentralização e ordenamento do território.
Para o membro da comissão dinamizadora esta é “uma oportunidade dada aos alentejanos para debater a situação atual e perspetivas de futuro para o desenvolvimento do Alentejo”.
O congresso incide igualmente sobre o novo período de fundos comunitários para a estratégia regional (2030). Investimentos e infraestruturas em atraso, como é o caso da eletrificação da ferrovia e dinamização do aeroporto de Beja, são outros temas que vão estar em destaque.
As pessoas interessadas em participar podem fazer a sua inscrição até ao dia 10 de novembro, através de formulário disponibilizado pela AMAlentejo.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com