Voltar

Atualidade

Alvalade Medieval assinala 514 anos de atribuição da Carta de Floral

Atualidade

Alvalade Medieval assinala 514 anos de atribuição da Carta de Floral

Foto: CM Santiago do Cacém

Arranca hoje, dia 13 de setembro, mais uma edição da iniciativa Alvalade Medieval, naquela vila do concelho de Santiago do Cacém. Este certame decorre até domingo, dia 15, e, este ano, assinala "os 514 anos da atribuição da Carta de Foral, a 20 de setembro de 1510, pela mão do Rei D. Manuel I".

Nesta edição estão em destaque os Besteiros de Alvalade, "detentores de temíveis bestas que atravessavam uma armadura a mais de 100 metros de distância. Vários Besteiros de Alvalade foram nomeados para estar ao serviço do Rei e da Guerra e serão proclamados pelo próprio D. Manuel I durante o Alvalade Medieval", de acordo com o comunicado da Câmara de Santiago do Cacém.

Nas ruas do centro histórico da vila marcam presença centenas de figurantes que representam os diferentes estratos sociais. Nas tabernas é possível degustar as iguarias inspiradas na época. No Cerrado das Tulhas há duelos de armas a cavalo e de esgrima, assim como várias representações teatrais na praça e nas ruas da vila. 

O ponto alto do evento consiste na dramatização do momento em que o Rei D. Manuel I entrega a Carta Foral à vila de Alvalade.

"O evento Alvalade Medieval teve início em 2002 e recria tradições, hábitos e costumes conjugando cultura, património e turismo. Durante três dias os alvaladenses trajam a rigor e recriam espontaneamente as vivências do burgo. Aos visitantes é proporcionada uma autêntica aula de história ao vivo e o contacto com mostras de produtos e artigos regionais", refere, igualmente, o Município de Santiago do Cacém.

A Alvalade Medieval é uma iniciativa da responsabilidade da Associação Cultural Amigos de Alvalade, em parceira com a autarquia de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Alvalade.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.