De acordo com a organização, este filme apresenta “uma visão diferente sobre a poesia tradicional do concelho, proposta por músicos, atores e atrizes que a interpretam de uma forma criativa, evidenciando a componente visual, sonora, o movimento, a música e a luz”. As entradas são gratuitas.
“Tendo como base, fundamento e narrativa, as Décimas da Tradição Oral do Concelho de Odemira, foram convidados diferentes Artistas, da música ao teatro, para darem interpretação e uma outra leitura, a esta rica forma poética que tão fortes raízes teve e tem na região.13 décimas, 13 curtas-metragens, 13 visões sobre a vida e o território, abordadas de um novo ponto de vista. Uma abordagem artística e criativa, seja pela representação, seja pela música, seja pelo vídeo, num outro olhar e visão sobre a poesia tradicional, valorizando-a no seu conteúdo escrito, mas com uma nova perspetiva artística e formal. Um filme único na sua abordagem estética, poética, rítmica, temática... E uma nova chave para entrar no imenso e valoroso mundo da Poesia Tradicional que aqui se fez, vai fazendo, e queremos que não morra”, assim explica o director artístico, Nuno Góis.
Esta iniciativa integra a programação do VII Encontro Ibérico de Leitores de Saramago, que irá decorrer na Biblioteca Municipal José Saramago de Odemira, entre os dias 21 e 23 de outubro, com tertúlias, poesia, música e uma exposição dedicadas ao Prémio Nobel da Literatura.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com