Voltar

Atualidade

13 de fevereiro: hoje celebra-se o “Dia Mundial da Rádio”

Atualidade

13 de fevereiro: hoje celebra-se o “Dia Mundial da Rádio”


Foi a 13 de fevereiro de 1946 que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, um programa em simultâneo para um grupo de seis países. A data foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro “Dia Mundial da Rádio” foi celebrado em 2012. Este ano, a Voz da Planície foi ouvida, através da sua emissão on-line, na manhã de ontem,  a propósito desta celebração, na Rádio Comercial e participou, à tarde, no “Sociedade Civil”, na RTP2, no programa dedicado às Rádios Regionais.

São muitas as vozes que fazem, diariamente, as emissões da Rádio Voz da Planície de Beja. E neste "Dia Mundial da Rádio" deixamos-lhe uma fotografia com os três elementos da equipa da Voz da Planície, Ana Elias de Freitas, Pedro Frazão e Beatriz Torres Valente, que levam até si, todos os dias, a música, as rubricas, os programas e as notícias que lhe fazem companhia. Faltam aqui o jornalista responsável pelo desporto Nuno Lima, o técnico Luís Silva e o administrativo Manuel Carvalho que continuam com a sua atividade mas utilizando meios digitais. Esta é a equipa permanente da Voz da Planície que, em articulação com a Direção da casa, trabalha com "paixão" para garantir a "qualidade e a credibilidade" reconhecidas a esta estação.

Há bastante tempo são nossos colaboradores também: Rui Pestana, Paulo Bernardino, Clara Palma, Vítor Neves e Luís Carvalho. As suas vozes chegam às casas dos ouvintes, todos os dias, em diferentes espaços da nossa estação. O estado do tempo chega até si, diariamente, pela voz de Luís Mestre, do Meteo Alentejo.

Fazem parte, igualmente, desta casa muitos colaboradores que deixam os seus contributos, semanais, nos diversos programas que temos em antena: Jorge Serafim com "as Histórias do Serafim", Sónia Calvário e a vasta equipa que a acompanha no "Expoente M", João Cascalheira e a equipa da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo que contribui para a concretização dos projetos: "Avós com Voz" e Iniciativa Fenix, que já vai na segunda temporada e os comentadores do "Falar Claro", ou seja José Pinela Fernandes, Juvenália Salgado e José Maria Pós-de-Mina.

Mas as colaborações semanais contam, ainda, com as médicas Edite Spencer, Sara Veiga, Marcela Del Rio, Sara Cerqueira e Andreia Oliveira na rubrica "Uma questão de saúde", assim como da nutricionista Marta Faria no espaço sobre "Nutrição e bem-estar". O músico Paulo Ribeiro faz  a rubrica, semanal, "Quando o melro assobia" e o arqueólogo Miguel Serra, que convidou recentemente para uma entrevista a arqueóloga Conceição Lopes, acompanha-nos, quinzenalmente, na "Arqueologia dos concelhos". De quinze em quinze dias estão, ainda, na emissão da Voz da Planície Florival Baiôa e António José Barahona, da adpBeja, no programa "Património de Beja - histórias de uma cidade".

Recorde-se que a Rádio Voz da Planície de Beja tem mais de 30 anos de história no território que abrange e que por aqui já passaram, de forma permanente ou como colaboradores, muitas outras vozes para além das identificadas. Nesta data, a nossa estação agradece, igualmente, a todos os que, durante este seu percurso, ajudaram a construir e a fazer aquilo que a Voz da Planície é hoje.

A rádio continua a ser o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e a novos equipamentos. A pandemia confrontou os diferentes meios de comunicação com a necessidade de se adaptarem e a rádio tem sabido mostra que é capaz e que continua a ser a “melhor companhia” para muitos que estão a enfrentar, nesta altura, diferentes tipos de confinamento.

Comente esta notícia

Parabéns a todos os que trabalham nessa radio. Obrigado pela programação com notícias da nossa terra. Bom trabalho.

Manuel Conceição

15/02/2021

Leia também...


PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.