imagens: DR
Filipa Vieira nasceu em Lisboa e o fado esteve sempre presente na sua vida. Desde pequena que o pai lhe cantava fados ao deitar e, aos 11 anos de idade, estreou-se em público. Considera Amália Rodrigues o astro maior do fado e é em Beatriz da Conceição que encontra uma referência pessoal.
Desde então, Filipa Vieira circula pelas rotas das típicas casas de fado, palcos e associações alfacinhas. O espírito inventivo, curioso e arrojado da fadista levou-a em 2013 a integrar o elenco do espectáculo "Tablao de Fado", uma mescla de dança contemporânea, flamenco e fado, com direção de Alexandra Batáglia no Teatro Ibérico, em Lisboa.
A exploração sem preconceitos sempre fez parte da construção da sua identidade artística e foi na sua adolescência que se seduziu por sonoridades mais eletrónicas e experimentais. Filipa Vieira materializa agora o seu imaginário e percurso artístico numa visão única sobre o seu fado.
O tema é o primeiro avanço para o projeto que será editado brevemente com o nome "Sabe Deus". Filipa leva o seu fado numa incursão experimental, um caminho que faz acompanhada pelo produtor Tiago Pais Dias, o casamento dos seus universos tão distintos, resultando assim, numa sonoridade fresca, corajosa e com muita raiz.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com