Voltar

Música

The F Libra, o equilíbrio entre a vida e a arte

The F Libra, o equilíbrio entre a vida e a arte

Música

Sónia Curcialeiro é The F Libra, mais conhecida no universo musical por Libra, e faz uma abordagem feminina ao conscious rap, um dos sub-géneros do hip-hop tipicamente assinado por homens, mistura-o com RnB e outras sonoridades, com um resultado que revela uma identidade forte e promissora no panorama nacional. "Heads or Tails" é prova disso e de um duplo estado de espírito numa só canção, com duas partes que se equilibram entre o passado e o presente, entre a infância e a maturidade. Fizemos algumas perguntas a Sónia sobre o seu alter ego e as respostas são reveladoras de uma mulher que sabe onde está e para onde quer ir, sem receio de optar exclusivamente pela vida artística, caso todo o seu maior sonho se materialize.

imagens: The F Libra / DR

"Heads or Tails" é o mais recente single de Libra, com letra e música da sua autoria, e com uma nova imagem que comprova a versatilidade desta artista lisboeta como cantora, compositora, rapper e liricista. Esta colaboração com o produtor Tayob Juskow, consiste numa faixa que se divide em duas e que representa a divisão da própria artista.

Através de uma sonoridade muito atual, Libra traduz com música a sua procura do equilíbrio entre as duas faces da mesma moeda. A artista recusa que a tentem definir através de uma ideia de consumo rápido, quando tudo o que diz ser é uma mistura de polos opostos. "Heads or Tails" conta com uma primeira parte nostálgica, através de melodias melancólicas e cadências de hip-hop. Libra canta-nos subtilmente ao ouvido a sua infância solitária, suportada pelo seu sonho de se estrear nos grandes palcos. A segunda parte mostra total confiança e groove, com versos rimados e lírica aguçada, através dos quais nos conta as dificuldades de uma jovem mulher artista.

Sendo uma mulher mestiça que cresceu num subúrbio da linha de Sintra, Libra aborda temas como a emancipação da mulher na sociedade, as questões psicológicas e sociais da miscigenação e o empoderamento das histórias negras.

Para sabermos de onde surgiu o alter ego de Sónia Curcialeiro, a primeira pergunta aponta para o significado de The F Libra.

E depois de revelar a origem de Libra, Sónia descreve o seu percurso e o que a influencia, na vida e na música, para escrever as suas canções.

Sabendo que Sónia está ligada à área da saúde, questionámos se é fácil conciliar duas vidas profissionais e se a primeira influencia a segunda, em termos de inspiração para compor as canções de Libra, ou se as consegue separar completamente.

Como Libra, já trabalhou com vários músicos, mas apenas fez uma colaboração com David Fonseca, por isso indagámos a cantora sobre as suas referências portuguesas e como foram essas experiências.

No passado 24 de Junho participou no Festival Lisboa Criola, a convite de Dino D'Santiago, um evento que representa inclusão, diversidade e tudo o que Sónia defende como mulher e artista.

Por fim, chegou a altura de lhe perguntar sobre o que vem a seguir, se há disco nos planos, concertos em agenda, mais trabalho ou férias?

Em "Heads or Tails", como já referido, a artista conta com a colaboração na produção, nos arranjos, na mistura e na masterização de Tayob Juskow. O videoclipe tem a realização de Libra, numa produção dividida com Matilde Barreira e é mais uma das canções em destaque na Rádio Voz da Planície.

Leia também...

Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.