Voltar

Música

Terra Livre e Meta_ juntos na "Lua Nova"

Terra Livre e Meta_ juntos na "Lua Nova"

Música

O coletivo Terra Livre editaram o seu primeiro álbum, "Seeds, Roots, Flowers and Fruits" no princípio de 2019, contando com a participação de Manu Chao e outros ilustres. Uma viagem eclética que parte da World Music para descobrir aquilo a que soa a "Música da Terra". Inspirados pelo reggae, lançaram recentemente "Lua Nova" com a participação de Meta_ que escreveu também a letra desta nova aposta da Rádio Voz da Planície.

Os Terra Livre são Adriano Dias Pereira no clarinete, flauta, teclados e eletrónica, Gonçalo Sarmento na kora, guitarra, saxofone e voz, Leonardo Marsh na voz e guitarra, Fernando Sarquis no baixo, Rodrigo Cordomar na voz, guitarra, teclados e percussões e Tiago Santos na bateria. Com a influência de uma Lisboa multicultural, é evidente quando se ouve um Reggae Jamaicano com melodias que tanto podem ser dos Balcãs como da Etiópia ou Eritreia, um Blues do deserto com sabor a Funk Americano e Folk Indiano, ou ainda um Gnawa Marroquino com traços da canção Portuguesa e experimentalismo do Rock.

No entanto, há uniformidade: a pureza da mensagem, a harmonia estética e o próprio respeito pela diversidade são valores que norteiam todo o trabalho, e os vários estilos são explorados com a honestidade de quem foi beber à raiz para encontrar as várias faces do todo. No fundo, uma ancestral herança portuguesa: olhar os oceanos não como uma barreira mas sim como uma ponte que nos deixa não só descobrir os outros como também, e acima de tudo, saber quem somos.

Sobre o tema, diz Gonçalo Sarmento que "a música nasceu precisamente numa noite de Lua Nova em escorpião, tal como se ouve na introdução - a frase de guitarra e a voz. Sei que já foi há bastantes anos (talvez 8?!)  porque lembro-me que estava no yurt antigo onde vivia, onde passava bastantes serões a tocar, talvez por falta de outra coisa para fazer. Era uma noite em que se sentia melancolia no ar, e a melodia saiu com essa mesma energia. Com o tempo comecei a desenvolver o resto da letra, em torno da ciclicidade, daquilo que sabemos estar lá mas que ainda não conseguimos ver, tal como a lua nova vai a caminho de estar cheia, aquela melancolia sabe também a esperança.
Passados muitos anos, quando a música já estava gravada como uma demo, vi um poema da Meta_ sobre a Lua Nova, por acaso, nas redes sociais. Não nos conhecíamos, mas num momento impulsivo enviei-lhe uma mensagem a que ela respondeu com muito carinho. Ela criou uma melodia em torno do seu poema para o adaptar à nossa Lua Nova e nasceu assim a nossa amizade."

"Lua Nova" dos Terra Livre com a participação de Meta_ é mais uma das novas propostas do som nacional para ouvir na emissão da Rádio Voz da Planície.

Leia também...

Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.