Voltar

Discos

Silly partilha a primeira música de "Miguela"

Silly partilha a primeira música de "Miguela"

Discos

"Coisas Fracas" é o ponto de partida da viagem até "Miguela", o disco de estreia de Silly, alter-ego de Maria Bentes. O lançamento está planeado para o início de 2024, mas este novo tema da artista de Serpa, que é acompanhado de um visualizer e foi produzido em conjunto com Fred, já faz parte da lista dos temas mais tocados na Rádio Voz da Planície.

Maria Bentes apresentou-se ao mundo como Silly em novembro de 2021, através de cinco histórias que construiram o EP "Viver Sensivelmente". Um ano depois, estreou o single "Água Doce" e, já em 2023, foi a única colaboração no álbum "Jony Driver" de Papillon, no single "Tenta." e também participou no tema "Assim, Sem Fim" dos NAPA. Desde então, temos sido embalados por canções tão leves quanto intensas, repletas de metáforas que nos mostram o mundo pelos olhos da artista, numa mescla perfeita de instrumentos, como o piano e a guitarra, abraçados por uma voz doce mas incomparável, que se mistura com sonoridades eletrónicas, de forma muito orgânica e experimental, e que a colocam numa gaveta só dela no mundo dos géneros musicais.

Desde o verão passado que Silly entrou no novo desafio de criar o primeiro longa duração da sua carreira. Nas palavras da artista, "na segunda semana de janeiro deste ano, zarpei uma semana para uma casa alugada num monte alentejano onde fiquei sozinha a criar." Desse retiro, resultou "Coisas Fracas" que "começou por ser uma maquete salva sob o nome  ́miguela_dia3 ́. Depois trouxe-a para o estúdio e comecei a esculpir melhor a canção com o Fred até chegarmos ao sítio onde a ouvimos agora."

"Coisas Fracas" pode ser sobre tudo, ou sobre nada, mas quando a escreveu Silly pensou "nesta ilusão de proximidade que se cria, fruto de uma adição aos telemóveis." Por isso mesmo, fala "dessa sensação de ter largado as coisas que não são para mim". Escrito pela própria, uniu forças com Fred, músico e produtor integrante de projetos como Banda do Mar, Buraka Som Sistema e Orelha Negra, para produzir o tema e o próprio disco. A faixa conta ainda com o baixo de José Garcia e a mistura e masterização irrepreensível de Charlie Beats.

Hoje, começa a trajetória até "Miguela", o lugar imaginário de Silly onde tudo começou e onde tudo culminará. O single já está disponível em todas as plataformas digitais habituais e conta com um visualizer no YouTube, que pode ver aqui.

Leia também...

Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.