Voltar

Concertos, discos

Salvador Sobral apresenta "Timbre" no Pax Julia

Salvador Sobral apresenta "Timbre" no Pax Julia

Concertos, discos

"Timbre" é o novo disco de Salvador Sobral, editado no final de setembro, e vai ser apresentado ao vivo em Beja, no Pax Julia - Teatro municipal, no próximo dia 11 de novembro. Este álbum marcou o regresso às edições discográficas, depois de o artista ter vindo a mostrar ao longo dos últimos meses vários temas que fazem parte do alinhamento. “Al llegar” onde faz o dueto, há muito tempo desejado, com Jorge Drexler, o ritmado “Pedra quente” e, mais recentemente, “De la mano de tu voz” com a participação especial da cantautora mexicana Silvana Estrada, são algumas das canções de "Timbre" que passam pela emissão da Rádio Voz da Planície.

imagens: DR

Salvador Sobral viveu nos EUA, em Mallorca e Barcelona, onde estudou Jazz durante 2 anos na prestigiada escola Taller de Musics. Ao longo deste período foi compondo as suas próprias canções, criando vários projetos e descobrindo a sua identidade musical.
Em 2016, lançou o seu primeiro álbum a solo "Excuse me", e um ano depois participou no Festival da Canção onde interpretou o bem conhecido tema "Amar pelos Dois", de autoria da sua irmã, Luísa Sobral, música que acabou por ser a vencedora do Festival da Eurovisão, com a pontuação mais alta de sempre. Desde então tem sido distinguido com vários prémios e menções e muito aclamado pela imprensa nacional e internacional. No início de 2019 lançou o segundo álbum em nome próprio, "Paris, Lisboa".

Paralelamente ao seu percurso a solo, tem desenvolvido inúmeros projetos que se estendem a outros universos musicais e formações distintas: Noko Woi, Alexander Search, Mutrama, Alma Nuestra, Quinta das Canções e, mais recentemente, Salvador Sobral canta Brel.

Em 2021 editou o primeiro álbum de originais de sua autoria, "Bpm", nomeado para um Grammy Latino para melhor engenharia de som, que o levou numa extensa digressão nacional e internacional.
O EP "Sal", gravado em casa no formato piano e voz, e editado em 2022, é uma viagem e um convite para entrar no seu universo pessoal e intimista.

O novo disco, "Timbre", é composto por 11 originais, 10 criados em parceria com Leo Aldrey, responsável também pela produção. Sobre o título, afirma Salvador Sobral que “surgiu por duas razões principais. A primeira, talvez mais óbvia, é porque antes de tudo nesta vida eu sou cantor, um intérprete e aquilo que mais me define e distingue é a minha voz, o meu timbre. A segunda razão é o facto de me interessar o conceito de timbre enquanto cor, a cor da voz, a cor dos instrumentos. O disco é como uma palete colorida de timbres que disparam claridade. Ah! E há uma terceira motivação para o nome do disco. É que timbre é igual em muitas línguas latinas e germânicas. Escreve-se igual e significa o mesmo. Parece que o conceito de TIMBRE é universal e põe-nos a todos de acordo.”

Salvador Sobral ao vivo no Pax Julia, Teatro municipal de Beja, este sábado dia 11 de novembro, às 21h00.

Leia também...

Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.