Já se conhecem os 20 temas que irão a concurso na 57.ª edição do Festival da Canção, entre os quais se encontra "Viver", o tema composto e interpretado pelos SAL. A banda de Sérgio Pires (voz e braguesa), João Pinheiro (bateria), Daniel Mestre (guitarras), João Gil (baixo) e Vicente Santos (teclas), irá subir ao palco na primeira semifinal do Festival da Canção, dia 25 de fevereiro, disputando um lugar na Final que decorre a 11 de março. Nessa data será selecionada a canção que irá representar Portugal em Liverpool, Reino Unido, na Eurovisão deste ano.
O colectivo formado, quase na totalidade, por elementos dos Diabo na Cruz, com excepção de Vicente Santos, demonstra como a música popular portuguesa, traduzida nos adufes, na braguesa ou no acordeão, se exulta com as guitarras dos anos 90 e que navega pelo drone ao mesmo tempo que invoca o medieval ou o ocidental.
A vida sem SAL não tem sabor, o mesmo que dizer que a música popular sem a componente de intervenção também não tem sentido, por isso, e segundo a banda, "Viver" representa "a celebração do que nos espera, como que a luz ao fundo do túnel, ora celebrando a imortalidade de quem nos inspira e guia, ora levantando os olhos em direção a um horizonte próspero. Vivamos então rumo a um futuro melhor, de preferência a dançar!"
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com