Voltar

Cante

Rouxinóis do Alentejo apresentam novo CD e homenageiam o Cante

Rouxinóis do Alentejo apresentam novo CD e homenageiam o Cante

Cante

No dia 25 de Novembro, o Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo apresenta em Beja o CD "OLH'ÓS ROUXINÓIS!" no Pax Julia, Teatro Municipal, num espetáculo onde se comemora também o 9° aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Este concerto contará com a presença do Grupo Coral Misto “Searas ao Vento”, da aldeia da Trindade, e do Grupo Coral Moços da Aldêa, e ainda dos convidados Jorge São Pedro, Paulo Colaço e a dança do Bella’s Crew Dance, "numa experiência intergeracional e simbólica da transmissão oral que ocorre no cante alentejano e que assegura a continuidade desta tradição, nomeadamente através das vozes das crianças, sementes de esperança para o futuro do Cante".

imagens: site Rouxinóis do Alentejo / DR

O Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo foi formado no ano 2000 na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Beja, com o objetivo de representar Portugal num festival juvenil de música na Hungria.

Cantaram inúmeras modas do Cante alentejano e ao mesmo tempo apresentaram várias histórias etnográficas (Ciclo do pão, Ciclo do azeite, Por esses Campos fora…) com o recurso a mímica e a vários utensílios pertencentes às artes e ofícios tradicionais do Alentejo.

A história deste grupo é longa e feita de importantes marcos para todos os que dele têm feito parte. Fazendo um salto temporal e chegando à atualidade, em 2019 os Rouxinóis do Alentejo apresentaram o CD "Ciclo do Vinho de Talha" no Teatro Municipal Pax Julia. Contaram com a presença da fadista Joana Dias e o Grupo Cantadores do Desassossego. O espetáculo foi dedicado à sua fundadora, Alice Guerreiro.

A pandemia acabou por suspender a atividade dos Rouxinóis e quando foi possível o regresso, já muitas das crianças ultrapassavam os 12 anos. Foi então necessário realizar audições para constituir um novo grupo, enquanto também mudavam os corpos sociais e a aposta do novo ensaiador apontou para Paulo Ribeiro, músico de Beja com fortes ligações ao Cante.

Os ensaios reiniciaram a 13 de junho de 2022 e o Grupo apresentou-se publicamente no dia 26 de novembro do mesmo ano, no centro UNESCO em Beja, espetáculo integrado nas comemorações do 8º aniversário do reconhecimento do Cante Alentejano como património cultural da Humanidade.

E tal como referido, em 2023 chega o momento de apresentar o novo CD intitulado "OLH'ÓS ROUXINÓIS!". O concerto tem lugar no Pax Julia, Teatro Municipal de Beja, dia 25 de Novembro às 21h, e tem também como mote a celebração do 9° aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A organização é da Associação Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo, com o apoio da Câmara Municipal de Beja. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira ou online em BOL.pt e os CD’s, com edição Açor/Emiliano Toste, estarão à venda no local.

Leia também...

Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.