imagens: site Rouxinóis do Alentejo / DR
O Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo foi formado no ano 2000 na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Beja, com o objetivo de representar Portugal num festival juvenil de música na Hungria.
Cantaram inúmeras modas do Cante alentejano e ao mesmo tempo apresentaram várias histórias etnográficas (Ciclo do pão, Ciclo do azeite, Por esses Campos fora…) com o recurso a mímica e a vários utensílios pertencentes às artes e ofícios tradicionais do Alentejo.
A história deste grupo é longa e feita de importantes marcos para todos os que dele têm feito parte. Fazendo um salto temporal e chegando à atualidade, em 2019 os Rouxinóis do Alentejo apresentaram o CD "Ciclo do Vinho de Talha" no Teatro Municipal Pax Julia. Contaram com a presença da fadista Joana Dias e o Grupo Cantadores do Desassossego. O espetáculo foi dedicado à sua fundadora, Alice Guerreiro.
A pandemia acabou por suspender a atividade dos Rouxinóis e quando foi possível o regresso, já muitas das crianças ultrapassavam os 12 anos. Foi então necessário realizar audições para constituir um novo grupo, enquanto também mudavam os corpos sociais e a aposta do novo ensaiador apontou para Paulo Ribeiro, músico de Beja com fortes ligações ao Cante.
E tal como referido, em 2023 chega o momento de apresentar o novo CD intitulado "OLH'ÓS ROUXINÓIS!". O concerto tem lugar no Pax Julia, Teatro Municipal de Beja, dia 25 de Novembro às 21h, e tem também como mote a celebração do 9° aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A organização é da Associação Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo, com o apoio da Câmara Municipal de Beja. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira ou online em BOL.pt e os CD’s, com edição Açor/Emiliano Toste, estarão à venda no local.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com