"Em cada canção contamos a história das pessoas que vivem em cada uma das casas. Desde o rés-do-chão até às águas-furtadas, vamos conhecendo os habitantes deste edifício imaginário. Todos os dias cruzam a mesma porta de entrada, mas cada um vive com os seus dilemas", sublinha Zé Fialho Gouveia.
"Como as vidas são todas diferentes, aproveitámos para, em alguns temas, tocar em assuntos que marcam os nossos dias, como a imigração, as relações homossexuais, a vida nómada dos professores, ou a parentalidade após os divórcios. Do ponto de vista musical, é um trabalho com sonoridades mais urbanas do que o anterior, mas que continua com raízes na tradição portuguesa", acrescenta Rogério Charraz.
"Isso Não é Razão" é o single escolhido para acompanhar a edição do disco. Em dueto com Catarina Munhá – jovem talento nacional que, através das suas composições, tem dado voz à luta pelos direitos das mulheres e pela promoção da igualdade –, é um tema que aborda a questão do assédio sexual. O vídeo, disponível no YouTube, é assinado por Paulo dos Passos. Bárbara, a personagem interpretada por Munhá, habita no 4.º Dt.
Antes de "Isso Não é Razão", tinham já sido reveladas duas faixas deste "Reunião de Condomínio". O tema de apresentação, editado no início do ano, foi "Vitorino", que conta com a participação do icónico Quim Barreiros num registo muito diferente daquele a que estamos habituados. "O Quim Barreiros é carismático e muito genuíno naquilo que faz. E depois há nele um lado castiço que encaixa na perfeição nesta personagem. Foi a escolha ideal para dar voz ao nosso administrador do condomínio, que reside no R/C Esq.", explica Rogério Charraz.
"Fado da Casa do Professor" foi o outro tema a ser avançado e faz-nos refletir sobre a vida nómada dos docentes. Neste caso, a personagem é a própria casa, o 3.º Dt., que lamenta o facto de ninguém se demorar nela o tempo suficiente para criar raízes. Antunes, o senhorio, aluga o apartamento a professores deslocados e todos os anos o inquilino é diferente.
O trio de cantores convidados do disco fecha-se com Luciana Balby, uma talentosa intérprete e compositora brasileira a residir em Portugal, que participa no tema "Vista para Ficar" e dá voz à família que ocupa o R/C Dt.
Depois de apresentados todos os moradores, o álbum encerra com a faixa número 13, intitulada "Reunião de Condomínio". Aqui voltam a participar os três cantores convidados e outros dos habitantes do prédio, interagindo uns com os outros, numa reunião com um desenvolvimento inesperado.
Todas as ilustrações do disco são assinadas pelo músico Samuel Úria, que passou para o papel a sua visão das personagens criadas por Rogério Charraz e Zé Fialho Gouveia.
"Reunião de Condomínio" propõe-se dar sequência a "O Coreto", lançado em 2021. No disco anterior havia um enredo que era desenvolvido do princípio ao fim. Neste há um conjunto de pequenas histórias que se encontram num sítio comum, o prédio onde vivem. Ainda assim, as narrativas dos dois trabalhos acabam por se cruzar. Sebastião, a personagem principal de "O Coreto", é um dos habitantes do prédio. Mudou-se da aldeia para o 4.º Esq. deste edifício situado numa grande cidade.
Abram a porta de entrada, vão subindo as escadas deste "Reunião de Condomínio" e, faixa a faixa, fiquem a conhecer os moradores.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com