foto: Jorge Simão
Este é um álbum em forma de prédio e em cada canção é contada a história de uma das famílias que nele habitam.
Neste "Fado (da casa) do Professor" quem fala é o próprio apartamento. Todos os anos, este 3º direito é arrendado a um professor diferente, colocado longe da sua residência. No fim de cada ano letivo, todos seguem o seu caminho e ninguém cria raízes.
"A classe artística tem o dever de olhar de forma crítica e atenta para o mundo que nos rodeia. Como diria o Zé Mário Branco, deve haver em nós uma inquietação. E este é mais um tema em que chamamos a atenção para questões sociais e laborais", palavras de Rogério Charraz.
E José Fialho Gouveia, que escreveu a letra, acrescenta que "uma das chaves para o nosso futuro coletivo está na Educação e infelizmente os professores são muitas vezes mal tratados. As colocações a centenas de quilómetros de distância são apenas um exemplo disso. Aproveitando o conceito deste disco, entendemos que fazia sentido tocar nesse assunto."
Entretanto, também já ficámos a conhecer o "Vitorino", uma história cantada e contada a duas vozes, com Rogério Charraz bem acompanhado por Quim Barreiros, outras das canções do novo disco de originais, "Reunião de Condomínio", que tem edição prevista para Setembro.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com